Onde se hospedar no Rio

Onde se hospedar no Rio

Para quem planeja uma viagem a escolha da hospedagem é fundamental. Em se tratando de Rio de Janeiro não poderia ser diferente. Uma boa localização pode ser a solução para uma viagem perfeita na cidade maravilhosa. Mas qual o melhor lugar para se hospedar?

O Rio é uma cidade muito grande, com muitas opções para todos os gostos e bolsos. E isso seria uma escolha muito pessoal. O meu objetivo nesse artigo não é indicar nenhum tipo de hospedagem específico, mas sim orientar ao turista, principalmente aquele que vem pra cá pela primeira vez, a escolher a melhor localização para se hospedar na cidade. Sabendo essa informação, fica bem mais fácil direcionar o tipo de hospedagem desejada (hotel, pousada, apto, etc.).

O primeiro passo é fazer você entender que não há uma resposta padrão para essa pergunta. Tudo dependerá do seu objetivo de viagem e do seu perfil. Por exemplo, se você gosta de praia e vem pra cá com esse foco, Ipanema, Leblon e Barra seriam boas opções. Agora se você quer passear nos principais pontos turísticos, bairros mais centrais como Botafogo, Flamengo e Catete podem ser melhores opções. Se você vem a negócios, buscar um local no bairro onde fica a empresa ou evento parece mais lógico. Enfim, tudo dependerá do seu objetivo. Mas, de qualquer forma, conhecer a cidade, seu layout é importantíssimo para direcionar seu planejamento. Então resolvi começar pelo básico, mapeando a cidade para você. Vou dar uma breve explicação de como a cidade é dividida.

A cidade do Rio de Janeiro é divida em quatro áreas: zona norte, zona sul, zona oeste e centro. Cada uma com seus bairros e características bem particulares.

Mapa do Rio de Janeiro dividido por zonas
Mapa do Rio de Janeiro dividido em 4 regiões: Zona Norte (azul), Centro (vermelho), Zona Sul (amarelo), Zona Oeste (verde)

Zona Norte (azul):

Nela ficam os bairros do subúrbio carioca. Veja no mapa como a cor azul atravessa a cidade, sendo composta por muitos bairros, dentre eles posso citar: Tijuca, Grajaú, Méier, Ilha do Governador, Pavuna, Penha, etc.
Para o turista, não é uma área muito divulgada. Com exceção do Maracanã, não há muitos pontos turísticos na região. O que não significa que não tenha lugares legais para conhecer. No decorrer do blog escreverei dicas de lugares interessantes para visitar na zona norte. De qualquer forma, é importante saber que existe um número grande de comunidades na região, portanto para quem não conhece a cidade não é bom arriscar ir por conta própria. Sugiro buscar informações detalhadas ou agências especializadas para fazer os passeios que te interessam. Por esse motivo também não aconselho a hospedagem nessa área, a não ser que você tenha algo muito específico para fazer por lá ou alguma alternativa que valha o custo benefício.

Maracanã
Maracanã – Estádio Mario Filho

Centro (vermelho):

É a área mais antiga da cidade que virou um grande centro comercial, pois até algumas décadas atrás era onde se concentravam os escritórios das grandes empresas do país. Nos dias de hoje, algumas delas migraram para outros bairros, mas o centro ainda continua sendo o grande centro comercial pois empresas muito famosas ainda continuam por lá (ex: Petrobras, BNDES, etc.). Pelo fato de ser a área mais antiga, concentra boa parte da história do Brasil. É um lugar interessantíssimo, principalmente para quem gosta de história. Existem algumas opções de hospedagem nessa região, principalmente no bairro de Santa Teresa, mas é para quem tem um perfil mais alternativo, para quem gosta de uma boemia ou para quem também tem algum compromisso no próprio centro da cidade.

Cinelândia
Cinelândia – Praça Floriano Peixoto

Zona Oeste (verde):

Apesar de ser a maior área (vide mapa) é a mais afastada do centro. Por esse motivo, foi à região que mais demorou a ser habitada, sendo ainda uma área em crescimento. É um local bem diferente dos outros. Por ser uma região nova, podemos notar construções mais modernas (grandes condomínios residenciais, shoppings gigantescos, centros comerciais enormes, etc.). Como o urbanismo ainda não atingiu totalmente a região, existem praias mais afastadas, porém quase desertas e bem mais limpas. Os principais bairros da área são: Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Guaratiba, Campo Grande, Bangu, Realengo e Santa Cruz.

Com relação a hospedagem pode ser uma ótima opção para quem está retornando à cidade maravilhosa e quer explorar um pouco mais o Rio. Para o turista de primeira viagem não acho legal devido à distância que existe para os principais pontos turísticos.

Praia de Grumari
Praia de Grumari

Zona Sul (amarelo):

Por último deixei para falar da zona sul…de propósito!!! É a área nobre da cidade, apesar de abranger uma pequena área do nosso mapa. Lá ficam os bairros: Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Botafogo, Urca, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado.

A beleza do lugar e a proximidade com o centro transforma essa região em uma das mais atraentes da cidade pois nela concentra todo o estilo de vida carioca que é divulgado na mídia mundo à fora e também os pontos turísticos mais famosos (Corcovado e Pão de Açúcar). Sem sombra de dúvida essa é a melhor região para o turista de primeira viagem escolher sua hospedagem. Mas, não é muito caro? Sim!!! A hospedagem na zona sul é bem cara, mas a boa notícia é que no local existem vários bairros, alguns muito caros, outros mais acessíveis. E o grande pulo do gato é justamente esse. Se você gosta de conforto, comodidade e pode pagar por ele, ótimo…não vão faltar boas opções próximos as praias. Agora se você quer economizar, mas ao mesmo tempo desfrutar de uma boa localização, o primeiro passo é conhecer a região e montar um roteiro bem planejado, utilizando meios de transporte a seu favor.

Enseada de Botafogo
Enseada de Botafogo

Já que expressei totalmente a minha opinião sobre o melhor local de hospedagem, então porque não detalhar ainda mais as informações? Então vamos lá conhecer um pouco mais a zona sul do Rio de Janeiro.

Olhando o mapa abaixo, podemos notar que a região ocupa uma área extensa do litoral que começa na Glória e termina em São Conrado.

Mapa da zona sul do Rio de Janeiro
Mapa da Zona Sul do Rio de Janeiro

Ao mapear a região, resolvi dividi-la em três partes, inventando apelidos para facilitar a nossa vida aqui no blog, ok? Dessa forma consigo ajudar inclusive a organizar geograficamente para quem está montando um roteiro. Assim, se alguém tiver poucos dias para fazer uma visita essa divisão ajudará bastante.

Área 1 – Aterro: composta pelos bairros próximos ao Aterro do Flamengo. São eles: Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho e Botafogo. A proximidade desses bairros é tão grande que é até difícil dizer onde começa um bairro e termina o outro, às vezes até os próprios moradores se confundem. O ponto positivo dessa região é a facilidade de transporte e locomoção (é muito fácil ir para o centro e para qualquer outro bairro da zona sul).

Aterro do Flamengo
Aterro do Flamengo

Glória: fica na divisa entre o centro e zona sul sendo um dos bairros mais antigos da zona sul. Seu principal destaque é a Marina da Glória e a Igreja do Outeiro da Glória.

Catete: é a continuação da Glória sendo um bairro muito antigo também, inclusive a rua principal mantém alguns prédios com fachada original o que dá um ar vintage para o bairro. Seu principal destaque está para o Palácio do Catete e a praça do Largo do Machado.

Flamengo: é um bairro bem residencial, calmo e que tem como ponto turístico principal o Parque do Flamengo(Aterro).

Laranjeiras e Cosme Velho: são bairros muito próximos e prefiro tratá-los como um só. É um local com clima agradável e ruas tranquilas. É nessa região que fica o ponto turístico mais famoso da cidade: o Cristo Redentor.

Botafogo: é um bairro bem autossuficiente quando o assunto é comércio. Possui uma belíssima enseada (melhor ângulo para tirar uma foto panorâmica do Pão de Açúcar) e dois shoppings centers, além de uma vida gastronômica bem intensa.

Área 2 – Gema: se existisse o centro da zona sul, esse seria o lugar. Resolvi chamar de gema em homenagem aquela expressão “carioca da gema” (rss). Trata-se dos bairros Urca, Copacabana, Ipanema e Lagoa que na minha opinião são os bairros mais bonitos da cidade. As ruas marcam um urbanismo cercado pela Baía de Guanabara gerando um resultado incrível que pode ser observado na orla de Copacabana e Ipanema, o verde das árvores e as montanhas com formatos únicos (Pão de Açúcar, por exemplo) e para completar nosso cartão postal nos restam as luzes da Lagoa à noite. Gostou? Acredite, pessoalmente é incrível!!!

Calçadão de Copacabana
Famoso calçadão da Praia de Copacabana

Urca: é o bairro mais charmoso da cidade sem sombra de dúvida!!! É o local onde a cidade foi fundada e por esse motivo foi o local que escolhi para escrever meu primeiro artigo sobre bairros da cidade. Nesse momento estou reformulando esse artigo, mas em breve publicarei aqui novamente esse artigo cheio de novidades. Aguarde!

Copacabana: esse dispensa apresentações. É um dos meus bairros favoritos…tradicional e bem turistão. Há quem ame por sua beleza, há quem odeie por causa do trânsito e problemas de segurança, mas uma coisa ninguém pode negar: ele é a cara do Rio!!! Na minha opinião seria o melhor bairro da zona sul para o turista se hospedar. Motivo: é um bairro com vida própria além de ser bem servido de transporte (tem 3 estações: Arco Verde, Siqueira Campos e Cantagalo) e ônibus para vários lugares da cidade. Sem contar que fica bem no meio do caminho (entre o centro e demais bairros da zona sul).

Ipanema: na minha opinião é o bairro mais chique da cidade. Lá tem tudo de mais legal que encontramos no Rio: praia, bons restaurantes, vida noturna, lojas e um por do sol incrível!!!

Lagoa: é um bairro ou um cartão postal? Não sei, fiquei na dúvida, rss. Trata-se de um bairro banhado pela Lagoa Rodrigues de Freitas e faz divisa com outros bairros da zona sul (Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico e Botafogo).

Área 3 – Elite: resolvi dar esse nome pois é nessa região que ficam os bairros mais valorizados da cidade e ao mesmo tempo é onde fica a maior favela da América Latina (Rocinha). Paradoxal, né? Isso é o Rio de Janeiro. E, por isso, é um lugar único no mundo. É composto pelos bairros Leblon, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado.

São Conrado e Pedra da Gávea
Praia de São Conrado. Ao fundo, a Pedra da Gávea

Leblon: quem assiste novela ou acompanha as notícias de celebridade já deve ter ouvido falar desse bairro. Trata-se de um bairro nobre e residencial, porém possui uma vida noturna intensa, sendo o favorito das celebridades. É um bairro pouco turístico (me recordo apenas do Mirante do Leblon como ponto turístico) e parece que foi feito para o carioca. Mas o barato de lá é andar pelas ruas e sentir o clima carioca, topar com pequenas lojas, restaurantes charmosos, bistrôs, cafés e livrarias.

Jardim Botânico: bairro nobre com clima agradável. Além do verde de seus jardins (Botânico e Parque Lage) é famoso por sua gastronomia.

Gávea: fica entre a lagoa e a montanha. Tem como destaque o Jockey Clube e o Planetário.

São Conrado: conheço muito pouco desse bairro. Costumo dizer que do túnel Zuzú Angel em diante eu me perco fácil, mas posso adiantar que é o bairro mais paradoxal do Rio, de um lado prédios luxuosos, em muitos deles moram celebridades, como Xuxa Meneguel, a rainha dos baixinhos, e do outro lado da calçada temos a comunidade da Rocinha.

Bem, pessoal, esse foi um resumo, um overview geográfico pela cidade para te localizar em tempo e espaço. São muitos lugares interessantes para escrever, e o Dicas da Carioca pretende desbravar cada região mostrando um pouco mais do que o comum já explorado por aí. Aos poucos compartilharei com você informações sobre cada bairro, fazendo tours mais detalhados com informações históricas, cantinhos interessantes que só nós, cariocas, conhecemos e curtimos. Enquanto você aguarda as próximas publicações, que tal deixar um comentário logo aí embaixo sobre o que está achando? Você gostaria de saber alguma coisa especial?

Beijos, Vanessita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima