Melhor estação

3 pontos turísticos mais famosos do Rio

No artigo de hoje vamos falar sobre os três principais pontos turísticos do Rio de Janeiro: Corcovado, Pão de Açúcar e Maracanã. Contudo, meu objetivo é sair um pouco das informações turísticas básicas (facilmente adquiridas no Google) e focar naquelas dicas que só o morador local conhece. Gostou? Então vem comigo e vamos cariocar.

O Rio de Janeiro é praticamente um espelho do nosso país e recebe milhões de turistas de todo Brasil e do exterior. Apesar da crise econômica e política, dos problemas sociais, não deixa e nunca deixará de ser uma cidade interessante, com beleza natural e atrativos culturais incomparáveis. Aqui temos passeios para todos os perfis, no entanto, vamos reconhecer que o turista que vem para o Rio pela primeira vez quer conhecer pelo menos um dos pontos turísticos principais. Por esse motivo resolvi escrever esse artigo, com a intenção de compartilhar algumas dicas práticas que só nós cariocas conhecemos, afinal, moramos aqui e estamos acostumados com o cotidiano da cidade.

Então vamos lá:

CORCOVADO

Pontos turísticos: Morro do Corcovado e o Cristo Redentor

É o cartão postal da cidade e visitar o Cristo Redentor é com certeza o sonho de passeio da maioria dos turistas. Apesar de não ser o meu passeio favorito, confesso que tem seu encanto, principalmente quando o assunto é paisagem. Aí vai a minha primeira dica: não se limite apenas a visitar o ponto turístico. Nas redondezas do bairro existem lugares bem legais que valem muito mais a pena conhecer. Em breve, escreverei um artigo sobre o assunto com mais detalhes. Aguarde!

Como chegar:

Existem várias formas de chegar até lá que vai desde pacotes com agências de turismo até pegar a van no Largo do Machado. Mas acho tão fácil fazer por conta própria…é muito simples. Basta pegar o metrô até a estação Largo do Machado e depois pegar uma condução até o Cosme Velho (10 minutos de taxi ou até mesmo ônibus de integração do metrô). Ponto de atenção: na porta do metrô ficam alguns caras oferecendo pacote (muito chato!). Siga em frente e se precisar pedir alguma informação, procure um estabelecimento comercial. Minha dica é ir até a igreja Nossa Senhora da Glória (que fica na praça do Largo do Machado) e pedir sua condução lá (tem até um ponto de taxi ao lado dela  na rua Gago Coutinho). Peça para descer na estação do trem para o Corcovado. Chegando lá é só comprar seu ingresso e embarcar no trenzinho. É uma forma bem agradável de subir o morro.

Onde comer:

No próprio ponto turístico tem restaurante (bem caro), mas para quem quiser explorar a gastronomia da região, existem vários restaurantes interessantes em Laranjeiras e até mesmo no Largo do Machado, com opções que vão de lanchonetes Fast Food até restaurantes mais intimistas. Também publicarei um artigo sobre o assunto em breve. Aguarde.

Melhor horário:

Funciona todos os dias de 8 às 19:00 horas. Contudo, o melhor horário para visitar é logo de manhã cedo (chegar lá antes das oito). Dessa forma você pegará o mínimo de fila e conseguirá tirar aquela selfie tão sonhada com mais tranquilidade.

Preço do ingresso:

Confira o preço aqui.

Estando lá no Cristo Redentor, minha dica é além de curtir a paisagem, não deixe de entrar na capela e visitar o Museu das Paineiras. Vale a pena!

PÃO DE AÇÚCAR

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é o nome do complexo de morros composto pelo Morro da Urca, Morro da Babilônia e Morro do Pão de Açúcar. Esse último é o mais alto, com mais de seiscentos milhões de anos de idade e surgiu da separação dos continentes sul-americano e africano. Os Portugueses deram esse nome a ele pois acharam o formato do morro parecido com as formas de barro onde se colhia o caldo de cana purificado nos engenhos coloniais. Para chegar lá, você precisa pegar o bondinho na estação de bondes que fica na Praia Vermelha. Outra alternativa é fazer a trilha do primeiro morro e subir o restante de bondinho. Se quiser saber mais sobre esse passeio, tem um vídeo do canal que fala mais detalhes sobre essa dica. Confira!

Da Praia Vermelha ao Pão de Açúcar

Agora vamos as dicas práticas:

Como chegar:

Fica no bairro da Urca e a maneira mais simples de chegar lá por conta própria é pegar o metrô até Botafogo e de lá o ônibus de integração do metrô ou até mesmo um taxi (fica perto).

Onde comer:

Lá no Pão de Açúcar tem restaurante, mas é um pouco caro. No caso de refeições (almoço ou jantar) minha sugestão é comer nas redondezas, antes ou depois do passeio. Alguns minutos de carro, fica o shopping Rio Sul com várias opções que vai desde fast food até restaurantes mais intimistas como o Dois em Cena por exemplo. Outra opção é comer em algum lugar na Urca, em breve escreverei um artigo com dicas mais detalhadas sobre isso. Aguarde!

Melhor horário:

Funciona de segunda à domingo de 8 às 21:00 horas (sendo que a bilheteria fecha às 19:50). Contudo, o melhor horário para visitar na minha opinião é no final da tarde, para ver o pôr do sol (lindo!!!).

Preço do ingresso:

Confira o preço aqui.

MARACANÃ

Maracanã

O Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um dos estádios mais famosos do mundo. Seu tamanho é realmente algo impressionante e para quem gosta de futebol é uma parada obrigatória. Minha grande sugestão é fazer a visita guiada, pois desta forma, o visitante fica conhecendo um pouco mais sobre a história desse enorme estádio. Se quiser saber um pouco mais sobre esse passeio, confira o vídeo que tem no nosso canal Dicas da Carioca.

Um Tour pelo Maracanã

Agora vamos as dicas práticas:

Como chegar:

Para chegar no Maracanã usando transporte público, basta pegar o metrô na linha 2 e descer na estação Maracanã, que te deixa praticamente dentro do estádio.

Onde comer:

Dentro do estádio tem lanchonete, mas se você quiser fazer uma refeição recomendo pegar um taxi e em alguns minutos você estará no Shopping Tijuca. Gosto muito da praça de alimentação desse shopping, é bem completa.

Melhor horário:

O horário de funcionamento é 9:00 às 17:00 horas. O melhor horário para visitar na minha opinião é depois do almoço, pois no final da tarde a região é um pouco perigosa (dica: não fique circulando nos arredores). Por que não de manhã? Porque acho mais interessante  utilizar o tempo para curtir passeios ao ar livre (Corcovado, praias, parques, etc.), mas fica a seu critério.

Preço do ingresso:

Confira o preço aqui.

Bem, essas foram minhas dicas para o turista de primeira viagem. Se você conhece alguém que esteja vindo para o Rio pela primeira vez, compartilhe esse artigo. Agora uma dica para você que é carioca: o Rio de Janeiro possui lugares incríveis, mas muitas vezes não é valorizado o quanto deveria pelos cariocas. As vezes viajamos tão longe para conhecer um lugar, quando podemos nos surpreender com algo tão perto, tão acessível. Se você é carioca e gosta de passear, não sinta vergonha de “cariocar”, fazer programas estilo turistão, pode ser muito divertido. Brincar de turista na sua própria cidade pode ser muito divertido e viciante. Experimente!

Beijos, Vanessita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima