Hotel Le Canton

Le Canton: um hotel completo em Teresópolis

Em setembro, minha filha completou 4 anos de idade e, para comemorar, decidimos fazer uma viagem em família. Devido ao cenário atual de pandemia, buscamos um lugar nas redondezas do Rio, perto da natureza e que fosse muito divertido para nossa pequena Alice. O local escolhido foi o Le Canton, que fica na região serrana do estado do RJ. Então, resolvi fazer esse artigo compartilhando a experiência com vocês. Confira!

O Le Canton fica nas redondezas do Rio (há 120 km aproximadamente), entre Teresópolis e Friburgo. Para quem está no Rio, é só ir em direção à Teresópolis; passando o mirante, você pega uma estradinha meio chata, porém bem sinalizada e logo você chega lá. Vou ser sincera, ao chegar no Le Canton, você não precisará sair de lá pra nada. Se o seu objetivo é relaxar e curtir uma viagem em família, estará no lugar perfeito! Aliás, a região serrana do estado do RJ é um lugar com clima agradável, com muita natureza e com cidades bucólicas que vale conhecer.

Agora voltando ao Le Canton, trata-se de um resort no meio da serra fluminense com um complexo de lazer composto por parque temático, fazendinha e três áreas distintas para hospedagem. Tudo isso com uma temática medieval e arquitetura inspirada nos vilarejos suíços. É realmente um lugar muito agradável, com ambientes que nos projeta para um outro lugar, longe de centros urbanos e mais perto da natureza.

E, para começar a minha resenha, vou falar um pouco sobre as medidas de segurança adotadas no Le Canton por causa do coronavírus. Como essa foi a primeira viagem que fiz a partir da flexibilização do confinamento devido a pandemia, confesso que fiquei bastante apreensiva e insegura antes da viagem. Mas chegando lá fiquei me tranquilizei porque notei, logo na chegada, as diversas medidas de segurança adotadas pelo hotel. Durante o procedimento de check-in ficamos dentro do carro no estacionamento, um funcionário veio até nós, passou algumas orientações e entregou os papéis a serem preenchidos enquanto aguardávamos atendimento. Depois, apenas meu marido foi à recepção entregar os papéis e junto com ele veio um funcionário com carrinho para levar as malas direto para o quarto. Ou seja, eu e Alice nem passamos pela recepção. Na entrada do Village havia equipamento de higienização e uma pessoa medindo temperatura. Todas as refeições eram agendadas, para evitar aglomeração e o restaurante principal (que funciona em sistema buffet) foi todo equipado com vidros protetores e a comida servida por funcionários (tipo bandejão). Claro que o uso de máscara era obrigatório nas áreas comuns do hotel. Vimos muitos cartazes com as indicações dos protocolos e dispenser de álcool espalhados pelo hotel. 

Turismo responsável no Le Canton
Entrada com cabine de higienização
Entrada do Village – Cabine de higienização

Agora vou dar uma dica com relação ao agendamento das refeições para quem quiser pegar o restaurante mais vazio possível. Faça como eu fiz: programe-se para tomar o café da manhã no primeiro horário e as outras refeições ao contrário (vá no último horário). E mais: o restaurante é bem grande, mas mesmo assim fiquei incomodada em comer no salão. No canto direito existe uma escada que leva para uma saleta próxima ao jardim que é super arejada (com janelões) e por ser mais afastada do buffet, fica quase vazia. Perfeito!!! Uma área VIP (kkk). Fica a dica.

Restaurante principal
Restaurante principal (vidros de proteção e distanciamento nas filas)

O Le Canton é muito grande e para vocês entenderem melhor como tudo funciona, vou dividi-lo em três partes: Canton Village, Canton Ville e Canton Fazenda Suíça.

1) Canton Village:

O Village é a área mais central, onde fica a recepção e o resort: as piscinas, os restaurantes, o spa, a lojinha e o castelo, tudo isso dentro de um espaço todo temático, inspirado nos cantões suiços e na época medieval. Por isso, escolhi ficar hospedada nesse setor. O Le Canton é muito convidativo para uma caminhada sem pressa, prestando atenção nos detalhes, desde as pinturas nas paredes, objetos decorativos espalhados no jardim e nas áreas internas, não esquecendo de reparar na caracterização das camareiras (minha filha foi a primeira a notar que elas estavam vestidas de camponesas). Toda essa atmosfera contribui para o clima mágico que projeta você e sua família para uma outra realidade. Nos dias em que estive lá, decidi entrar no clima e esquecer o mundo lá fora, curtindo e me divertindo muito com minha família.

Jardim suíço
Jardim – inspirado nos cantões suiços…
Cavaleiro medieval
… e na época medieval.
Decoração temática
Corredores arejados apresentando uma linda decoração temática!!!

Com relação as acomodações, eu fiquei hospedada em uma suíte standart dentro de um pátio bucólico e muito charmoso. Achei o quarto um pouco pequeno comparado aos da mesma categoria em outros resorts (tinha pouco espaço para circulação. Tivemos que colocar as malas no chão, abaixo do espelho e arrastá-las toda hora para acessar o frigobar que ficava na lateral da escrivaninha e para abrir o armário também). Mas fora isso tudo mais era agradável e ficamos satisfeitos. em nosso quarto tínhamos uma cama de casal, uma de solteiro, TV com escrivaninha, frigobar e um pequeno armário com cofre. Banheiro com blindex, aquecimento boiler, secador de cabelo. Com relação à limpeza e organização, não tenho o que reclamar. 

Pátio do Le Canton
Pátio onde ficava meu apartamento
Suíte standard
Nossa suíte
Suíte standard
Nossa suíte vista de outro ângulo
Banheiro da suíte
Banheiro da suíte

Agora vamos falar de uma parte do hotel que gostei bastante: a piscina. O Village possui duas piscinas abertas: uma menor, que fica próxima aos restaurantes, e outra maior localizada no parque aquático. Esta última foi onde escolhemos ficar, pois minha filha adorou a “parte quentinha”, isso porque o parque aquático é todo climatizado, e nele há uma piscina infantil bem aquecida e rasa, ótima para deixar as crianças brincando. Alice gostou muito também da cascatinha, contudo ficou com um pouco de medo do toboágua, vai entender! Já eu curti bastante, tanto que escorreguei várias vezes (adoro toboágua!!!). Há também uma outra piscina aquecida coberta que fica dentro do spa que estava funcionando mediante reserva, assim como os vários serviços do spa. 

Piscina
Piscina do parque aquático
Leonardo e Alice

Ao lado do spa tem uma lojinha que vende vários itens, desde presentes, roupas, sapatos, até itens bem úteis como protetor solar, caso você tenha esquecido de colocar algo na mala. Gostei muito dos brinquedos infantis. Claro que tive que comprar… quem tem criança, sabe que é difícil resistir. 

Gastronomia

Se você está planejando ir ao Le Canton se prepare para comer muito bem. Lembra quando eu disse que você não precisa sair de lá pra nada? Então, uma das coisas a que me referi foi a parte gastronômica. Dentro do Village temos dois restaurantes, uma pizzaria e quatro bares. 

O Lugano é o restaurante principal, onde são servidas as refeições incluídas no pacote (exceto bebidas). Ele funciona no sistema buffet com comidas variadas. A comida é gostosa em todas as refeições. Destaco as sopas e caldos que gostei muito e praticamente foram meu jantar em todas as noites. O pão ciabatta de lá também é muito bom, recomendo. 

Coladinho ao Lugano, fica o sobrado onde funciona o restaurante Cave du Valais (especializado em fondue com adega de vinhos, ideal para momentos a dois) e o Cabaré Voltaire (bar temático com drinks e sanduiches, ótimo para um bate papo com amigos). Em frente fica a pizzaria Luzarn (pizzas artesanais), sendo um lugar muito charmoso e muito agradável; um ambiente muito legal, inclusive para comemorar aniversário.

Pizzaria Luzarn
Pizzaria Luzarn (entrada)
Restaurante Cave du Valais
Restaurante Cave du Valais

Próximo da piscina menor e ao gramado tem um bar muito charmoso chamado Bar Léman, com um ambiente bem intimista, incluindo um deck com música ambiente servindo pratos leves, sanduiches, drinks, cervejas, vinhos e champanhe. Infelizmente, não consegui ir nele (estava sempre com as mesas ocupadas), aí acabei desistindo (deixa pra próxima). No parque aquático encontramos um outro bar chamado Saint Moritz que serve petiscos e sanduiches, além das bebidas. E para terminar tem o bar do castelo que serve petiscos e drinks e possui uma vista incrível da varanda!!! E por falar em castelo…

O Castelo

Chegou o momento de falar da grande estrela do Le Canton: o famoso Castelo!!! Que aparece em todas as fotos que vemos por aí. Também não é pra menos…além de ter toda a magia medieval, é o local onde fica a diversão: uma área de entretenimento adulto e infantil. Por causa da pandemia, infelizmente não consegui conhecer o andar superior, onde funciona a brinquedoteca infantil. Mas mesmo só com o primeiro andar funcionando, minha filha adorou o castelo e pedia sempre para voltar lá. Quando anoitecia ela falava: “vamos para o castelo, mamãe!!!” Ela adorou subir as escadas, acreditando estar entrando no castelo do dragão (rsrs). No primeiro andar funciona o bar e um big salão de jogos (sinuca, totó, pista de boliche, dardo etc). Tem até um pequeno espaço baby (Alice adorou). À noite, o castelo ganha uma iluminação especial que o deixa ainda mais bonito. Em algumas noites acontece também o espetáculo das luzes, onde podemos observar do gramado um pequeno show de som e luzes no castelo que é bem legal.

O Castelo Le Canton

2) Canton Ville:

O Parque

Saindo da área da recepção, passando um portão de madeira, você se depara com o Canton Ville, que é o centro de lazer e recreação. Trata-se de uma área imensa, com um gramado verde maravilhoso, com parquinho infantil, quadra de volei, mini-golfe, um lago com peixes (pescaria), uma tenda tipo um circo (onde acontece boa parte da recreação infantil), um ginásio (Arena) e um parque de diversões (Parc Magique). Nessa área também funciona o Hotel Magique, com acomodações temáticas, mas que estava fechado durante nossa estada. O lado bom de se hospedar lá é a proximidade com a área de lazer e ingresso gratuito para o parque de diversões. Em compensação fica um pouco longe das piscinas e do restaurante. Eu gostei muito dessa parte do Le Canton, para quem vai com criança dá para passar praticamente o dia inteiro por lá. A recreação infantil é muito boa, tem programação o dia inteiro para várias faixas etárias, com brincadeiras diversas, uma beleza para gastar a energia dos pimpolhos. 

Parquinho
Parquinho
Pescaria
Pescaria
Mini golfe
Mini golfe

O Parc Magique vem para completar a diversão das crianças. Não funciona todos os dias (no período em que estive no hotel, ele abriu apenas na terça, quinta e sábado à tarde) e o ingresso é cobrado à parte. Mas vale a pena! Tem roda-gigante, barco viking, carrossel, trem fantasma, pula-pula gigante (que pode entrar adulto junto com a criança), carrinho bate-bate, entre outros. As crianças ficam fascinadas!!!

Entrada do Parque Le Magique
Entrada do parque
Carrossel
Carrossel
Brinquedo
Esse foi o brinquedo favorito da Alice (andou milhões de vezes!!!)
Barco Viking
Barco Viking
A roda gigante
A roda-gigante

3) Canton Fazenda Suíça:

Hotel Fazenda Suíça

É no Canton Fazenda Suiça que fica a fazendinha. Este setor possui uma área campestre imensa, com arquitetura típica. Parece que você está em uma pequena cidade rural da Europa. Nela, funciona um hotel fazenda, sendo a parte mais isolada do complexo. Por esse motivo, possui uma estrutura particular, com restaurante, parquinho e piscina exclusiva. Também tem um transfer do hotel para circular pelo complexo Le Canton. Se você busca uma experiência mais rural, sugiro se hospedar em um dos chalés deste setor. De qualquer forma, mesmo que você não esteja nos chalés, você pode visitar durante o dia por conta própria ou nos passeios guiados de acordo com a programação da recreação. Nós fomos e foi a parte do Le Canton que a Alice mais gostou (sem sombra de dúvida!). Foi uma experiência bem diferente da realidade urbana dela. Ela teve contato com os bichinhos que tanto gosta de ver nos livros, andou de ponei, pegou no coelhinho, deu comida para o cavalo, fez carinho na ovelha, viu o porquinho, andou pela hortinha, enfim, curtiu bastante. 

Hotel Fazenda Suíça
Hotel Fazenda Suíça
As ovelhas
As ovelhas e as cabritas são as mais simpáticas: adoram um carinho!
Porquinhos
Quem resiste a esse olhar?
Coruja
Adoro corujas!!!
Galinheiro
Para as crianças, passear pela fazendinha é uma experiência incrível! 
Cavalo
A experiência se estende aos adultos, que podem fazer cavalgadas!!!
Cavalgada
Perguntei para Alice o que ela mais gostou de fazer…adivinha o que ela respondeu? 
Coelhinhos
Ela também amou os coelhinhos…
Cecília
 …e os coelhinhos gostaram da minha Cecília!!!

Agora uma dica, ou melhor, uma sugestão. No primeiro dia nós visitamos a fazenda com a recreação. Foi bom por um lado, pois Alice participou da atividade de dar comida para os animais. Contudo, não sei se foi o meu pânico por causa da covid (ainda não me sinto à vontade em um ambiente com muitas pessoas), mas achei um pouco cheio, apesar de estarem todos com máscara. Nos outros dias voltamos por conta própria e aproveitamos mais o passeio, pois visitamos com mais calma.

Para finalizar o artigo, segue um vídeo com várias imagens que registrei durante minha estada no Le Canton mostrando o quanto legal e divertido é esse lugar. Foi uma experiência super válida e acredito que fizemos uma ótima escolha; perto da natureza, porém com conforto e bem próximo ao Rio de Janeiro. Fica a dica da carioca.

Le Canton: Rua Antônio da Silva, 300, Vargem Grande – Teresópolis (tel: 21 4000-1150).
Para acessar o site do Le Canton, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima