Entrada do Parque Natural Municipal Marapendi

Parque Natural Municipal Marapendi

A Zona Oeste do Rio tem lugares incríveis para conhecer principalmente para quem está em família. Além de uma programação especial para os pequenos concentrada nos shoppings, tem teatro, eventos, circo, enfim, um monte de opções de lazer. Mas o artigo de hoje vem com uma dica para quem gosta de um programa em família ao ar livre. Vou te mostrar um pouco sobre o Parque Natural Municipal Marapendi. Quer saber mais? Então vem comigo!

O Parque Natural Municipal Marapendi fica no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. É uma reserva ambiental com 150 hectares de paisagens naturais, além de ecossistema nativo de restinga e manguezal. Foi criado com objetivo promover lazer e interação ao ar livre no meio de uma área urbana e também de ser um lugar de preservação, promovendo o desenvolvimento de programas de educação ambiental e pesquisa científica.

Logo na entrada do parque, temos um casarão onde fica a administração e um centro de educação ambiental, com sala de ciências, biblioteca e salão de convenções, onde são promovidos eventos, palestras, exposições, oficinas, entre outras iniciativas educativas. 

Centro de Educação Ambiental
Centro de educação ambiental
Garça Moura
Garça Moura

Ao visitar a sala de ciências, pude aprender um pouco mais sobre o ecossistema local. Entendi que o manguezal possui como característica um ecossistema costeiro com espécies vegetais que conseguem crescer em solo com alto teor de sal. Por estarem localizados entre o rio e o mar, são ambientes de transição entre o ambiente aquático e terrestre, onde são encontradas espécies de peixes e outros animais encontrados no mar que se reproduzem e crescem nele, por isso é considerado um grande berçário natural, daí a importância da sua preservação.

O Parque Marapendi está inserido dentro do zoneamento ambiental como sendo uma zona de conservação da vida silvestre. Nessa zona é proibido impedir ou dificultar a regeneração natural da vegetação nativa, fazer fogo de qualquer forma, extrair recursos do solo e subsolo, abrir trilhas e clareiras, introduzir espécies de flora ou fauna, silvestre ou doméstica.

Por se tratar de uma área localizada próxima à Lagoa Marapendi, existe todo um ecossistema típico da região e presença de animais silvestres, tais como pássaros, com destaque para as garças, caranguejo, jacaré de papo amarelo, macaquinhos (estão por toda parte!), borboletas e até cobras (durante meu passeio tive a surpresa de ver uma jiboia cair de um galho de árvore). Algumas espécies da flora também são encontradas no parque como ingá, maçarambuba, bromélias, cactos, entre outras.

Flora local do Parque Municipal Marapendi
Flora local
Sagüis
Sagüis: esses danadinhos estão por toda parte!

O parque possui uma ótima estrutura para quem pretende fazer um passeio em família: tem um parquinho muito legal, com brinquedos que ficam embaixo de uma área bem arborizada, ou seja, mesmo nos dias de calor, as crianças ficam protegidas brincando na sombra. No parquinho também tem mesinhas espalhadas, um convite para um piquenique com as crianças!

Perto do parquinho fica o deck que possui uma vista incrível da Lagoa Marapendi. Nessa área podemos notar a presença da fauna local: peixinhos, caranguejo, muitos pássaros e muitas garças. Acredito que até uma visita do jacaré seja possível (quando eu fui não vi nenhum, mas sabemos que eles moram na lagoa). Com certeza é um lugar perfeito para tirar fotos belíssimas!!!

Além do acesso ao deck onde podemos observar a Lagoa Marapendi, o parque possui duas trilhas muito tranquilas de fazer: a Jacupemba e a Borboleta da Praia. Eu escolhi fazer a segunda pois ficava mais perto do parquinho e no final dela tem uma torre que me despertou curiosidade. No decorrer da trilha tem muitas borboletas, daí o nome da trilha. Minha filha adora e ficou encantada!

Trilha no Parque Marapendi
Trilha plana e muito tranquila de fazer

A torre de observação do parque proporciona aos seus visitantes a possibilidade de acompanhar a vida da fauna silvestre sem interferir no seu comportamento ou no seu habitat natural. Ao permitir que o observador fique mais próximo dos diversos extratos da mata, principalmente a parte superior, oferece uma forma de conhecer o seu entorno, com pontos de visualização em vários níveis, facilitando a observação e possibilitando que possa fotografar diversas espécies de aves que frequentam as copas das árvores. Durante a minha visita, por exemplo, ficamos observando uma família de urubus que estavam aninhadas na árvore bem próxima a torre.

Torre do Marapendi
A torre
Lagoa de Marapendi
A vista espetacular da lagoa e praia ao fundo

Como chegar no Parque Marapendi?

O parque fica no início do Recreio pertinho da praia. Por isso o melhor caminho é seguir pela Praia da Barra em direção ao Recreio, passar por toda a orla da Reserva, e ao chegar no Recreio, virar a primeira rua a direita. A entrada do parque fica do lado direito. A entrada é gratuita e tem estacionamento no local. Um aviso: NÃO é permitida a entrada de animais de estimação e também não há restaurante nem lanchonete no local, logo, se quiser consumir algo, leve de casa, inclusive água mineral.

Endereço: Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, 3600-4252 – Recreio dos Bandeirantes.
Horário de funcionamento: terça à domingo de 8:00 às 17:00 horas.

Se quiser saber mais, fiz um vídeo no canal com algumas imagens da minha visita ao parque.

1 comentário em “Parque Natural Municipal Marapendi”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima