O Rio de Janeiro é uma cidade famosa por sua beleza natural, com uma geografia única com muito verde, montanhas e mar. Uma combinação perfeita!!! A partir de hoje vou começar a explorar o litoral carioca e o pontapé inicial será a Baía de Guanabara, um lugar belíssimo que impressiona a todos que passam por aqui. Confira!!!
A Baía de Guanabara, famosa pela sua beleza, abrange um total de 44 praias, entre praias cariocas e de outras cidades (Niterói, por exemplo) e elas vivem lotadas o ano todo. Infelizmente suas águas estão poluídas e impróprias para banho, mas algumas são iluminadas e com infraestrutura, que permite o seu uso para práticas esportivas e lazer. Na cidade do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara é composta pelas praias de Ramos, Flamengo, Botafogo, Urca e Praia Vermelha. Também fazem parte as praias da Ilha do Governador e da Ilha de Paquetá.
Mas como posso visitar esse lugar tão belo?
Como disse, a Baía de Guanabara compõe grande parte do litoral carioca, ou seja, visitando qualquer praia você consegue avistá-la de alguma forma. Mas como meu objetivo aqui é dar dicas especiais, seguem algumas sugestões de lugares para você curtir e tirar fotos desse cartão postal carioca.
- Mirantes cariocas: existem vários mirantes espalhados pela cidade onde podemos ver de cima a Baía de Guanabara. Alguns são pagos (ex: Corcovado e Pão de Açúcar), outros são gratuitos (ex: Mirante Dona Marta).
- Ilha de Paquetá: é um bairro da cidade que fica exatamente no meio da Baía de Guanabara. Um lugar muito charmoso que vale uma visita em um dia de outono. No momento estou revisando o artigo e o vídeo que fiz há alguns anos, atualizando com mais dicas. Em breve público pra vocês aqui no blog novamente.
- Aterro do Flamengo: é um complexo de lazer com ciclovia e infraestrutura para um passeio muito agradável com pano de fundo a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Além da paisagem, você se diverte bastante passando um dia muito agradável em família.
- Praia Vermelha: é uma pequena praia muito charmosa que fica no bairro da Urca. No local, encontramos uma praça e a pista Claudio Coutinho, onde podemos ter acesso a uma vista muito bonita da Baía de Guanabara. Além de uma caminhada, você pode fazer trilhas e até esportes radicais como escalada, rapel, etc.
- Lagoa: outra área de lazer carioca onde também avistamos a Baía de Guanabara de maneira muito especial. Além da orla, tem o Parque da Catacumba que dá acesso a trilhas com mirante. Uma ótima opção!!!
- Passeio de barco: agora se você quer mesmo uma experiência única, que tal conhecer a Baía de Guanabara pelo mar? Show!!! Você tem essa opção fazendo um passeio de barco. Várias agências oferecem esse serviço saindo da Marina da Glória e explorando a região. A marinha também faz um passeio similar e muito mais em conta, é só se informar no site do Espaço da Marinha (link) que saem passeios periódicos com essa rota.
Conhecendo a Baía da Guanabara por outro ângulo
Alguns anos atrás fiz um passeio de barco pela agência Saveiros Tour e me lembro que foi uma experiência muito especial, pois tive a oportunidade de contornar o litoral carioca e ver a minha cidade querida por outro ângulo. Foi um passeio guiado onde percorremos os principais pontos da Baía de Guanabara, um citytour diferente e muito agradável, pois acredite, olhar o mar carioca da areia é muito bonito, mas do lado oposto é melhor ainda.
O passeio começou na Marina da Glória, de onde sai o barco e dura aproximadamente duas horas. O trajeto saiu da Glória em direção ao centro da cidade, passando por Niterói e voltando pela zona sul. Durante o passeio, a guia nos deu algumas informações históricas sobre os principais pontos avistados do barco.
Niterói e a sua melhor vista
Chegando na ponte, percorremos o litoral da cidade de Niterói, nossa vizinha que possui a melhor vista do mundo (nós cariocas não podemos deixar passar essa piada, já que de lá é possível ver o Rio em seus melhores ângulos). Mas, além disso, Niterói possui lugares muito interessantes para visitar, e, devido à proximidade com o Rio, é uma ótima opção de passeio para turistas e até mesmo para cariocas. No futuro pretendo conhecer melhor minha vizinhança e escrever dicas para o blog, ok?, mas, por enquanto, vou me limitar as belas paisagens que desfrutei no passeio.
O retorno
Essa foi a primeira parte do tour. A partir daí, o barco retorna dando a volta pela baía. Na minha opinião, esse é o ponto alto do passeio, pois desse ângulo podemos desfrutar de uma vista fantástica do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor com um detalhe: de frente para nós e em uma única foto. Incrível!!!
E olha só que legal: passamos pelo bairro da Urca e temos a possibilidade ver o Rio no mesmo ângulo em que foi descoberto… bem pertinho do Pão de Açúcar.
Conclusão
Em resumo, o passeio foi ótimo e me parece uma opção diferenciada de citytour, pois conhecer a cidade por mar é muito bonito e evita alguns transtornos como o trânsito, por exemplo. Super recomendo esse passeio para o turista que vem à cidade pela primeira vez e também para o carioca que pode usufruir da experiência de olhar para sua cidade por outro ângulo. Outra vantagem do passeio é que você pode fazê-lo na parte da manhã e ficar com o resto do dia livre para fazer outros passeios. Fica a dica da carioca!
Abaixo assista ao vídeo que fiz durante o passeio de barco.
Beijos, Vanessita!
♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦