Rio com criança: o que fazer na Zona Oeste

A zona oeste do Rio de Janeiro ainda é uma região pouco explorada pelo turista e também pelo carioca. Contudo, possui lugares incríveis quando se trata de lazer e diversão. Quando falamos em passeios no Rio com criança então…temos opções bem interessantes. No artigo de hoje, vou dar dicas de alguns lugares para quem deseja passar um dia muito agradável em família, então, pega papel e caneta, anota que vem dica boa por aí.

Dica 1: Barra da Tijuca – Praia + Pantanal Carioca

Quando falamos de zona oeste a primeira coisa que vem a cabeça é a Barra da Tijuca, um dos bairros mais badalados da região. De fato, a Barra possui uma infra-estrutura muito boa de lazer em geral, além da praia, possui os shoppings que por si só já tem bastante opções de entretenimento. Mas saiba que a Barra é muito mais do que um monte de coglomerados de centros comerciais. Por isso, nesse artigo resolvi sair do óbvio para mostrar algo além dos shoppings, direcionando as dicas para os atrativos naturais da região, para passeios ecológicos que são super agradáveis também educam: um passeio de barco pelo pantanal carioca.

Você pode fazer um passeio de barco através da Ilha da Gigóia que fica logo no início da Barra. Quando saímos do metrô tem um cartaz enorme direcionando para o píer e oferecendo esse tipo de passeio. Eu já fiz e até achei legal, se o seu foco for passear pela ilha depois que possui um pólo gastronômico muito bom. Contudo, eu também fiz um passeio de barco através da Ecobalsa chamado Expedição Barra que eu achei bem mais interessante. Motivo: o passeio é conduzido por biólogos que além de mostrar toda a natureza ao redor, passam informações educativas tornando o passeio muito mais completo.

O passeio começa lá no Ecolounge, um beach club que fica no final da praia da Barra próximo a reserva. Recomendo fazer esse passeio em um dia ensolarado pois dessa forma, você consegue curtir também a praia e aproveitar a infra-estrutura do beach club, com direito a estacionamento, parquinho, quadras, restaurante, etc. A Praia da Reserva é uma das minhas partes favoritas da Praia da Barra justamente por ser mais vazia, mais intimista, ideal para curtir com a família, com tranquilidade e ainda usufruir da estrutura do beach club. Assim, você pode fazer o passeio de barco logo pela manhã e curtir o resto do dia na praia.

Ecolounge – entrada
Praia da Reserva

Eu fiz um vídeo para o canal mostrando um pouco esse passeio e a estrutura do Ecolounge. Confira!!!

Vídeo Passeio Expedição Barra (clique aqui)

Ecolounge: Av,Lúcio Costa, 8.300 – Barra da Tijuca.

Dica 2: Explorando um ambiente rural em Vargem Grande

Agora para quem busca uma opção mais rural, existe um bairro da zona oeste chamado Vargem Grande que vale muito a pena uma visita. É um passeio para ser feito de carro devido ao acesso aos lugares. O bairro possui um centrinho (pólo gastronômico). vários sítios (o mais conhecido é a Fazendinha que possui várias atrações para os pequeninos) e também haras.

E foi justamente isso que eu resolvi fazer no meu dia em Vargem Grande: levar minha filha para andar à cavalo e depois conhecer o pólo gastronômico. O lugar escolhido foi o Haras Baruca. Na época ela tinha 4 anos e ela andou de pônei pela primeira vez. No haras você tem duas opções: andar à cavalo dentro do próprio haras ou fazer o passeio guiado nas redondezas, explorando as trilhas e cachoeiras. O local também oferece aulas de equitação e promove alguns eventos pontuais.

Haras Baruca – Passeio de Poney

Haras Baruca: Estrada Mucuíba, 500 – Vargem Grande.

Na hora do almoço fomos conhecer um restaurante bem conhecido no bairro chamado Gepetto. É um lugar perfeito para quem está com crianças, pois além de um cardápio diversificado, o espaço possui área infantil com área baby e parquinho aberto e coberto, além de um local com bichinhos (coelhos, galinha, patos). Diversão completa para os pequenos.

Restaurante Gepetto (interior)
Restaurante Gepetto – parquinho
Restaurante Gepetto – área baby
Restaurante Gepetto -área externa

Restaurante Gepetto: Estrada dos Bandeirantes, 23.417 – Vargem Grande.

Dica 3: Arca de Noah – uma experiência divertida e educativa

O Arca de Noah fica em Guaratiba, outro bairro da zona oeste. Trata-se de um parque de educação ambiental que encanta desde crianças bem pequenas até as maiores. Minha filha Alice simplesmente amou!!! E eu fiquei encantada com o trabalho, pois o lugar não se limita a apenas mostrar os bichinhos como um zoológico. Também não é uma fazendinha, pois possui uma diversidade de espécies de animais, alguns até bem exóticos, fugindo a proposta de um ambiente rural. As crianças acabam tendo uma experiência mais próxima dos animais, desde a alimentação deles como uma visita guiada com recreadores que enquanto promovem brincadeiras passam informações sobre os animais.

´Lhama – um dos animais mais fofos e simpáticos

É um passeio para passar um dia inteiro pois existem muitas atividades. O local oferece restaurante e bebedouros espalhados pelo parque (na entrada você recebe copos reutilizáveis). Existe uma programação diária que é distribuída junto com os ingressos com diversas atividades, aí você fica à vontade para participar das que te interessar. Você também pode optar pelo passeio livre que cada parte do parque possui um biólogo para passar informações.

A única desvantagem do local é a localização que fica bem no interior do bairro, com acesso somente de carro. Em compensação achei um ótimo custo benefício com relação a outras atrações do Rio (ex: “Bioparque” – que na verdade é um zoológico mesmo e a Fazendinha – caríssima, tanto no sentido de preço e como também da proposta ecológica e educativa.

Arca de Noah – muitas atividades recreativas
Vídeo Arca de Noah (Clique aqui)

Arca de Noah: Rua dos Fazendeiros, 535 – Guaratiba (depois da Estação de BRT do Magarça, a segunda entrada a direita)

Horários de Funcionamento: Finais de semana, feriados e em algumas datas especiais, das 9h às 15h, sendo o último acesso permitido até às 14h30.

Ingressos: a partir de R$ 35,00 adulto. Eles seguem a Lei Meia-entrada para visitantes contemplados por essa regra (de 3 a 21 anos, idosos, estudantes, professores e pessoas com deficiência e seu acompanhante – em todos os casos de meia entrada é necessário a comprovação). Crianças entre 0 e 2 anos não pagam ingresso. (Valor atualizado em outubro de 2024). Visite o site oficial para informações mais precisas.

Formas de Pagamento: Compra antecipada de ingressos somente através do site oficial via cartão de crédito ou pix. No site é possível adquirir ingressos com valores promocionais. Na bilheteria do parque a compra se dá somente por cartão de crédito, débito ou dinheiro, e as promoções não são oferecidas na bilheteria.

Infraestrutura: Há banheiros, lanchonete e estacionamento gratuito.

Contatos: Instagram @arcadonoah e site oficial.

Passeios educacionais: Durante a semana a Arca do Noah recebe grupos escolares para passeios educacionais. São passeios guiados por um dos monitores especializados. Os passeios podem ser em turnos de 3 horas, sendo o turno da manhã, de 9h as 12h, e o turno da tarde, de 13h as 16h. Eles também fazem os passeios em período integral, com duração de 5h (de 10h às 15h).

Atividade cobrada à parte: A atividade de alimentação de coelhos é paga a parte e custa R$ 4,00 para uma criança com um acompanhante.

Bem pessoal, espero ter ajudado com minhas dicas, lembrando que a zona oeste possui também uma gama de shoppings e eventos infantis que acontecem periodicamente voltadas para o público infantil. Fica a dica da carioca!!!


♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦


 

2 comentários em “Rio com criança: o que fazer na Zona Oeste”

  1. Sou seu antigo seguidor e convido para ler:
    POBRE JUVENTUDE ESTUDANTIL BRASILEIRA é o que ira constatar no meu blog HUMOR EM TEXTOS.
    E muito mais, a parafernália circense que envolve os cursinhos preparatórios, os descompassos entre aquilo que é pedido na ENEM e o conteúdo real do ensino médio no Brasil.
    Realidade que só tem HUMOR e nada de pedagógico.
    Um abração carioca.

    1. Os tempos vão mudando. A tecnologia está cada vez mais presente não temos como conter esse avanço. Os pais conscientes é que tem que usá-la a seu favor, isso é possível sim!!! Não se limitar ao superficial e mostrar para criança desde pequeno os conceitos de maneira divertida. Acho isso muito válido. Obrigada por acompanhar meu trabalho. Fico muito feliz. Minha tentativa com o blog é mostrar para o público que turismo não é apenas tirar self. É possível ir mais além e aprender que o Rio de Janeiro é cultura, é história também!!! Um abraço para vc Paulo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima