Não é à toa que o Rio de Janeiro é conhecido como “Cidade Maravilhosa”!!! Tenho sorte de morar em um lugar tão especial. Aqui você encontra uma variedade que transforma o Rio em uma cidade única: beleza natural (mar e mata atlântica) junto com o urbanismo de uma grande metrópole, contrastes visuais e culturais que podem ser observados a cada esquina inclusive na arquitetura (monumentos históricos que refletem a cidade no decorrer dos tempos). Aqui tem praia, samba, shopping, museus, artesanato, igrejas, paisagens de tirar o fôlego e tem até até Jesus Cristo (rss) de braços abertos olhando e cuidando de todos nós. Em resumo, tem muito para conhecer e, claro, não será em uma única viagem.
Assim, resolvi começar minhas dicas pelo básico a fim de ajudar o turista que vem ao Rio pela primeira vez. E digo mais, cada vez que você vir pra cá, descobrirá um Rio diferente, um Rio que você não tinha conhecido na viagem anterior. Cariocar vicia, tá?
Vamos começar com a sua chegada aqui. Para quem vem pra cá de avião: o Aeroporto Internacional Tom Jobim fica distante de tudo e fica em uma região não muito segura da cidade (muito próximo à comunidades). Assim, para quem busca segurança minha dica é se puder escolher, prefira vir pelo aeroporto Santos Dumont, que fica no centro da cidade. Para quem não conseguiu e tem que vir pelo aeroporto internacional, é melhor acertar o translado aeroporto/hotel antes de chegar aqui, pois taxi ou carro de aplicativo fica um pouco caro. Para quem quer economizar e quer optar por transporte público (esteja ciente do risco), acho que a melhor alternativa seria pegar o BRT em conjunto com o metrô. Existem duas rotas que podem ser feitas, uma descendo na estação de metrô linha 2 (Vicente de Carvalho – Zona Norte) e outra na estação de metrô linha 4 (Jardim Oceânico – Zona Oeste). Aí vai depender de onde você estará hospedado.
Com relação à locomoção, para o turista de primeira viagem não aconselho alugar carro. Motivo: você perderá muito tempo no trânsito e buscando lugar para estacionar. Achar vaga na zona sul e no centro é quase uma missão impossível, sem contar que você irá gastar uma grana com estacionamento, para o turista não compensa mesmo. O segredo é escolher bem o local ideal para sua hospedagem. Isso vai depender do seu bolso e do seu roteiro. Para se locomover a palavra chave é METRÔ. Sem sombra de dúvida o melhor meio de transporte na cidade é esse, tanto para o turista quanto para o morador. O metrô é rápido, seguro, limpo e para o turista é uma beleza.
Comparando com o metrô de outros lugares do mundo, ele é muito simples pois possui apenas 2 linhas. Para quem quiser, fiz um texto detalhado com dicas sobre o Metrô Rio (clique aqui). À noite, a melhor opção é o taxi ou carro de aplicativo.
Dica importante: Evite ônibus circular (é um barato que pode sair caro. Para o turista não é uma boa opção, pois vai perder muito tempo no trânsito, fora a questão segurança). Em hipótese alguma pegue van (você pode não ter sorte. Os noticiários aumentam, porém não inventam).
Com relação à ponto turístico, tem tanta coisa para fazer que fica difícil sugerir um roteiro específico. Mas no geral, para o turista de primeira viagem sugiro incluir no roteiro pelo menos um dos cinco grandes pontos: Corcovado, Pão de Açúcar, Praia de Copacabana, Praia de Ipanema e Maracanã. Os demais pontos do seu roteiro podem ser feitos de acordo com o seu perfil e necessidade. O que eu posso assegurar é que não faltam opções para passeios e que tem para todos os gostos.
No nosso canal do YouTube, tem um vídeo que fiz pensando no turista que vem pra cá pela primeira vez, com sugestão de 3 passeios bem legais para fazer. Confira!
Dicas de Passeios para turistas de primeira viagem
Nos próximos artigos vou entrar em mais detalhes sobre os passeios. O blog Dicas da Carioca está organizado em categorias justamente para facilitar a sua vida e a busca por informações. É só navegar pelo blog e qualquer dúvida que você tenha pode entrar em contato comigo através das redes sociais ou até mesmo por inbox (botão contato). Ah, vale lembrar que também tem o canal do You Tube com vários vídeos que ilustram e complementam as dicas aqui do blog (entra lá e aproveita e se inscreve para acompanhar nosso conteúdo).
Gostou? Então deixe um comentário abaixo. Diga-me o que você gostaria que eu informasse aqui no blog sobre turismo no Rio de Janeiro. Quem sabe será meu próximo artigo.
Beijos, Vanessita.
♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦