Praias do Rio: Além do Pontal

No artigo anterior, escrevi sobre algumas praias cariocas, fazendo um roteiro do Leme ao Pontal. Hoje, a ideia é avançar um pouco mais pela zona oeste, indo além do Pontal; mostrando algumas praias do Rio muito bonitas, bem preservadas, afastadas do centro urbano, mas ainda na cidade do Rio de Janeiro. Quer saber mais? Então, vem comigo.

Uma dica para quem quer conhecer as praias do Rio

Antes de falar sobre cada uma delas, dou uma dica para você que é turista e gosta de praia: se você está vindo pela primeira vez ao Rio, aproveite para conhecer as praias principais citadas no artigo anterior. Procure uma hospedagem pela zona sul da cidade e desfrute de bons momentos de sol em Copacabana, Ipanema ou Leblon. Mas, querendo conhecer as praias da zona oeste, sugiro separar um dia inteiro para fazer um tour por elas, contratando alguma agência de turismo que mostrará a você as belezas dessa região. Porém, se você já veio ao Rio e está retornando, opte por se hospedar na Barra da Tijuca por alguns dias e alugue um carro para explorar a região das praias selvagens por conta própria. Digo isso porque a maioria delas possui acesso restrito e nem sempre dá para ir de transporte público.

Atenção: o sinal de internet nessa região não costuma ser muito bom, então, não recorra a carros de aplicativo. Alugue um carro ou combine um translado particular prévio.

No Mirante do Caeté dá para ver algumas das mais belas praias do Rio
Vista do Mirante Caeté – Do Recreio ao Secreto

Praia do Pontal e Macumba

A Praia da Barra termina na Pedra do Pontal onde há um banco de areia que faz justamente esse limite. De um lado temos o Recreio e do outro a Praia do Pontal, que é uma praia pequena e costuma ficar muito cheia de gente. Se você quer sossego e privacidade, opte por não ir a esta praia.

Depois da Praia do Pontal fica a Praia da Macumba, que, como o próprio nome diz, costuma ser frequentada pelos devotos de Iemanjá para suas oferendas. No final desta praia começam as pedras e a estrada que leva para as praias selvagens. Até esse limite você consegue chegar de transporte público, mas, a partir daí, somente de transporte particular.

Essa estrada é belíssima, com uma vista deslumbrante para as praias. Impossível alguém resistir e não descer do carro para tirar pelo menos uma foto.

Praia do Pontal e Praia da Macumba vistas do alto da Pedra do Pontal
Praia do Pontal e Macumba
Estrada que dá acesso às praias do Rio mais afastadas do centro urbano
Estrada (acesso às praias selvagens)

Praia do Secreto

Praias do Rio: Praia do Secreto
Praia do Secreto

Como o próprio nome diz, ela fica bem escondida, mas apesar disso vem ficando bem famosa pela sua beleza natural única. Assista ao vídeo que publiquei no meu canal do Youtube compartilhando minha ida a esta praia. E se você vai se aventurar por ela, escolha sempre o caminho mais seguro e fique atento com a maré.

Prainha

Praias do Rio: Prainha, pequenina e linda
Prainha – uma delícia de praia

Agora vamos falar de uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro: a Prainha. Ela realmente é uma gracinha!!! Pequenina, cercada de natureza, onde o azul do mar contrasta com o verde da mata, criando uma paisagem única. A praia conta com uma infraestrutura do Parque Natural Municipal da Prainha, responsável pela preservação do local. Lá tem chuveiro, banheiros e acesso às trilhas que possuem mirantes e, por consequência, uma paisagem deslumbrante. Também fiz vídeo no canal com várias dicas do local, vale a pena conferir.

Vista do Mirante do Caeté
Mirante do Caeté

Praia de Grumari e Abricó

Praia de Grumari
Praia de Grumari

Seguindo em frente pela estrada, o final dela é a Praia de Grumari, uma praia extensa com mar aberto, muito frequentada por surfistas. É muito bonita, mas com estacionamento limitado, logo, é bom ir de manhã bem cedo para garantir sua vaga com tranquilidade. A Praia de Grumari, apesar de afastada, é uma praia muito famosa. O que poucos sabem é que um pouco antes de chegar nela existe um desvio que dá acesso à Praia do Abricó, uma praia pequena, com perfil completamente diferente. Por causa das pedras, seu mar é cristalino e bem calminho, perfeita para ir com criança. Confesso que é minha praia preferida no Rio de Janeiro.

A Praia do Abricó é dividida por uma pedra; de um lado é frequentada por naturalistas, sendo a única praia de nudismo do Rio; e do outro fica o Beach Club, com uma estrutura maravilhosa para passar um dia relaxante e com um certo conforto.

Assista ao vídeo abaixo onde compartilho minha experiência nessas praias.

Praia do Abricó
Praia do Abricó

Praias de Guaratiba

Avançando um pouco mais pela zona oeste, temos a região de Guaratiba que estou começando a conhecer. Em breve farei um artigo com mais detalhes explicando o que tem de legal por lá. Confesso que ainda faço muita confusão, pois é muita Guaratiba para minha cabeça (Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba), mas, enfim, vou estudar um pouco mais para compartilhar aqui no blog.

A princípio vou me limitar ao assunto do artigo que são as praias. Nessa região existem algumas praias selvagens que para quem gosta natureza, trilhas e praias desertas achou o lugar certo. A praia principal da região é a Praia de Barra de Guaratiba, que acredito que seja a mais frequentada pelos moradores locais por ser calma e possuir um comércio local. Contudo, não faz muito o meu estilo de praia (não gosto de praia cheia e quando eu fui achei um pouco “muvucada”). Mas, recomendo separar o final do dia (quando o pessoal já está saindo) para ver o por do sol de lá; é muito bonito!

Praia de Barra de Guaratiba
Pôr do sol na Praia de Barra de Guaratiba

Agora para quem curte uma praia selvagem, um clima mais rústico e sem badalação, vale a pena conhecer as praias selvagens dessa região. São elas: Búzios (não confunda com a famosa cidade da Região dos Lagos), Perigoso, Meio, Funda e Inferno. Até o momento só conheci pessoalmente a Praia do Perigoso, que tem acesso por trilha (muito tranquila de fazer, por sinal). A praia é totalmente deserta, sem nenhuma infraestrutura, logo, recomendo levar tudo o que você precisa (principalmente água e filtro solar). Mas o visual compensa, gostei e pretendo retornar em breve.

Praia do Perigoso
Praia do Perigoso

Conclusão

Bem pessoal, essas foram minhas dicas gerais sobre essas belas praias do Rio. Continuo em fase de exploração e conhecendo alguns lugares da zona oeste que, confesso, até o momento eram desconhecidos para mim, mesmo sendo carioca da gema. Conforme eu for descobrindo, vou compartilhando minhas dicas aqui no blog. Se você está curtindo as dicas ou tem alguma para compartilhar conosco, fique à vontade para deixar um comentário. Aproveita e se inscreva lá no nosso canal do YouTube. Lá, também tem um conteúdo bem bacana! Confira e se inscreva no canal!


♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima