A Ilha Grande fica na região da Costa Verde no estado do Rio de Janeiro, pertinho de Angra dos Reis. É um lugar incrível, possui praias com águas calmas e cercada de natureza. Neste artigo, exploraremos a história de Ilha Grande, as praias imperdíveis, como chegar, onde ficar e as atrações que não podem faltar para quem pretende conhecer a região. Ou seja, se você está planejando uma viagem para Ilha Grande não deixe de ver esse artigo, pois contém dicas importantes para saber antes de ir para ilha. Confira!!!
Conhecendo a ilha
Ilha Grande é um dos destinos turísticos mais encantadores e procurados para quem gosta de belas praias e contato com a natureza. Com suas paisagens deslumbrantes, rica biodiversidade e história intrigante, a ilha oferece uma experiência única aos visitantes. Mas, antes de ir, acho importante conhecer o básico, como a ilha é composta, para circular por lá com mais facilidade e até mesmo para montar um roteiro que mais te agrade.
E vamos começar com um breve contexto histórico. A história de Ilha Grande é marcada por diversos ciclos, desde a época dos indígenas Tupinambás até a colonização portuguesa. No século XIX, a ilha foi utilizada como um presídio, abrigando criminosos e políticos, o que se estendeu por quase um século. Somente na década de 1990, o fechamento do presídio abriu caminho para o turismo, revelando as belezas naturais da ilha e possibilitando sua conservação. Hoje, Ilha Grande é um Parque Estadual, protegendo sua flora e fauna exuberantes.
Ilha Grande é dividida em várias regiões, sendo as principais:
1. Enseada do Abraão: É o principal ponto de acesso à ilha e também onde fica a Vila do Abraão onde se concentra a maior parte da infraestrutura turística, como pousadas, restaurantes e lojas. Nos arredores, ficam algumas praias famosas como a Praia da Crena e a entrada para trilhas que percorre alguns pontos turísticos como as ruínas do Lazareto e algumas cachoeiras.

2. Parte oceânica: seria a parte do mar aberto, de frente para o oceano Atlântico. Nessa parte do litoral temos algumas praias como Palmas, Lopes Mendes, Cachadaço, Dois Rios, Parnaioca, Aventureiro, Meros e Provetá. Você pode chegar nessas praias de barco e em algumas por trilha também partindo de Abraão.

3. Baía de Ilha Grande: é o lado oposto, em direção a Angra dos Reis. Possui lugares belíssimos como as lagoas (verde e azul), a Gruta do Acaiá e algumas pequenas ilhas que são verdadeiros paraísos (ex: Ilhas Botinas).

Como chegar
Só tem uma maneira de chegar na ilha: de barco. Existem 3 pontos para pegar a embarcação. A maneira mais popular é pegar um barco ou escuna saindo de Mangaratiba, que é a cidade mais próxima do Rio. Na rodoviária Novo Rio tem ônibus com esse destino, o que facilita bastante. Segue o link, caso você decida comprar a sua passagem de ônibus na viação Costa Verde (clique aqui). Essas embarcações geralmente partem do cais e levam até a ilha, com duração de cerca de 1 a 2 horas. É uma viagem bem bonita, com vistas incríveis do mar!
Outra forma de chegar é por Angra dos Reis. Você pode chegar de carro até Angra dos Reis, estacionar por lá e pegar a embarcação. Algumas agências oferecem pacotes que incluem transporte até o porto e o translado de lancha até a ilha que dura menos de uma hora.
A terceira forma de ir para ilha é pegando o barco em Conceição de Jacareí que fica entre Angra e Mangaratiba. Lá tem um píer com barquinhos tipo Flexboats. É o translado com menor duração (menos de meia hora) até Abraão. Chegando lá você tem barquinho de hora em hora, sendo o último às 17hs.

Eu já fui para ilha das 3 formas e confesso que a primeira foi a mais em conta, contudo muito limitada com relação a horários e o trajeto muito longo também. A segunda acho boa para quem já está em Angra por algum motivo (que foi o meu caso, eu estava hospedada em Angra e resolvi passar apenas o dia na ilha), caso contrário, acho uma opção muito cara. Logo, a terceira opção, na minha opinião é a melhor forma de chegar na ilha.
Agora vou dar uma dica com relação ao translado terrestre. Para quem está na zona oeste do Rio, existe um ônibus frescão que faz a rota Barra/Itaguaí (cidade vizinha de Conceição Jacareí). O melhor é que a passagem é mais barata que a da rodoviária e no meu caso que moro na Barra da Tijuca, ficou muito acessível, visto que o ponto do ônibus fica na Avenida das Américas (não precisei me deslocar para o centro). Para quem se interessou por essa opção segue o link do Expresso Recreio (clique aqui) para mais informações.
Onde ficar
Sem sombra de dúvida o melhor lugar da ilha para buscar hospedagem é a Vila do Abraão devido a infra-estrutura de comércio, oferta de pousadas e casas temporada e o porto (onde atracam as principais embarcações). Existem outras partes da ilha que oferecem hotéis, como por exemplo, a Praia da Crena e Palmas, para quem deseja ficar em um lugar mais reservado banhadas por águas super calmas. Contudo, tem que ficar ciente da dependência de barco ou trilha para se locomover.

Nessa minha última viagem fiquei na pousada Canoa de Abraão. A proposta da pousada vai bem de acordo com a da ilha…algo simples, rústico porém aconchegante com um bom atendimento. A pousada fica na vila, porém em uma rua mais interna que pra mim achei ótimo, pois dá para fazer tudo a pé porém longe do barulho onde podemos desfrutar do silêncio e da tranquilidade. Destaque para o café da manhã, com pães e bolos caseiros!!! Uma delícia!!!




Endereço da Pousada Canoa do Abraão: Rua Dona Romana, 14 – Villa do Abraão.
Quer mais informações sobre preço e outros detalhes? Faça a sua reserva pelo Booking através do nosso link (clique aqui).
Passeando pela Ilha
Agora vamos para algumas dicas de passeios incríveis para curtir em Ilha Grande. Para conhecer a ilha inteira, um fim de semana é muito pouco, seria necessário pelo menos uns 10 dias para curtir bem. O que não significa que você não possa curtir um fim de semana bem aproveitado. Eu por exemplo, fui 3 vezes para ilha e em todas elas foram em fins de semana. Fui conhecendo aos poucos a região. Existem várias agências locais que oferecem as mesmas rotas de passeio. Os passeios de barco são basicamente três trajetos: meia volta, volta ilha e ilhas paradisíacas. Eu já fiz os três, logo, vou dizer minha opinião sobre cada um deles.
Meia volta: nesse passeio, o barco percorre apenas a parte da Baía de Ilha Grande em alguns pontos específicos parando na Praia da Feiticeira e na Praia do Amor. O ponto alto do passeio é a visita nas lagoas verde e azul, uma excelente oportunidade para apreciar a paisagem e tirar fotos maravilhosas. Opinião sincera: só vale a pena por causa das lagoas. Então minha sugestão é não perder tempo e ir nelas por conta própria (existem barcos que te levam nelas ou por trilha). Dessa forma, sobra tempo para você explorar outros passeios na ilha.
Volta ilha: é um passeio mais completo (dia inteiro), onde o barco percorre a parte oceânica da ilha, passando pelas principais praias da região que são praias mais preservadas e pouco povoadas, as paradas são no Caixadaço, Parnaioca, Aventureiro e Meros. Opinião sincera: achei que vale muito a pena o passeio por passar pelas principais praias. Foi bom para conhecê-las e um dia retornar com mais calma em algumas, principalmente na praia de Meros.

Ilhas Paradisíacas: nesse passeio o barco percorre a Baía de Ilha Grande em direção a Angra dos Reis, explorando as ilhas e ilhotas próximas, como a Ilha Botinas e Cataguases e outras praias de areia branca, águas cristalinas e muita tranquilidade. É perfeito para quem quer relaxar, nadar e fazer snorkel em ambientes quase intocados. Opinião sincera: as praias são lindas!!! Mas não ficam exatamente em Ilha Grande, elas ficam mais próximas de Angra, então, imagino que o passeio fique muito cansativo. Eu quando fiz estava em Angra valendo a pena pois não perdi tanto tempo em translado.
Existem mais dois passeios que as agências costumam oferecer só que são menos comuns, logo, não são oferecidos todos os dias, que são a Gruta do Acaiá(praia de pedra subterrânea) e o Super Sul (Lopes Mendes, Dois Rios, Caixadaço e Ilha Jorge Grego). Esse último pretendo fazer na minha próxima visita, para retornar em Lopes Mendes e Caixadaço (gostei muito de ambas) e conhecer Dois Rios (onde fica o presídio que não conheci) e a Ilha Jorge Grego.
Além dos tradicionais passeios de barco oferecidos pelas agências locais, existem passeios que podemos fazer por conta própria, explorando a ilha a pé. Aí vai depender da sua disposição física para caminhar e fazer trilhas. Alguns são mais tranquilos, outros mais cansativos que você pode cortar caminho fazendo uma parte de barco (ou ir a pé e voltar de barco). Segue abaixo algumas trilhas da região:

Circuito Abraão: A trilha começa próxima a igreja de São Sebastião, bem no centro da Vila e, olhando para o mar, você vai caminhar para o seu lado esquerdo. Aí é só seguir as placas em direção aos pontos: Praia Preta (possui mirante), Cachoeira do Poção, Aqueduto e Ruínas do Lazareto.

Trilha do Abraãozinho: nesse roteiro você vai caminhar para o lado direito da Ilha e seguir até a praia do Abraãozinho, seguindo as placas na direção dos pontos: Praia da Júlia, Praia da Bica, Praia Comprida, Praia da Crena e finalmente a Praia do Abraãozinho.
Trilha Lagoa Verde: Uma caminhada mais tranquila que leva a uma lagoa de águas calmas e verdes, ideal para quem busca um passeio mais relaxante e contato com a natureza. A caminhada é tranquila e dura cerca de 30 a 45 minutos.
Trilha para Bico do Papagaio: Para os aventureiros, essa trilha leva ao ponto mais alto da ilha, com cerca de 1.000 metros de altitude. A vista do topo é espetacular, permitindo uma panorâmica de tirar o fôlego de toda a ilha e do mar ao redor. A trilha é de nível mais difícil e exige bom preparo físico.
Trilha Dois Rios: é uma das mais populares e encantadoras da ilha, contudo é muito longa, começa na Vila do Abraão e leva aproximadamente 2 a 3 horas, dependendo do ritmo. Durante o percurso, você vai passar por uma vegetação exuberante de Mata Atlântica, rios, cachoeiras e poderá observar a fauna local. A trilha também passa por uma antiga base de pesquisa do Instituto Chico Mendes, onde há uma pequena estrutura de apoio e informações sobre a biodiversidade da região. Ao chegar na Praia do Dois Rios, você encontra uma praia tranquila, ideal para relaxar, nadar e aproveitar a natureza. Além da praia tem também o museu do Cárcere, onde funcionava o antigo presídio da Ilha Grande.
Trilha para Lopes Mendes: Uma das praias mais famosas de Ilha Grande, pois é considerada uma das mais belas do Brasil, é famosa por sua areia fina e branca e águas cristalinasnca. A trilha começa na Vila do Abraão e é de nível moderado, passando por Mata Atlântica preservada.

Contudo uma dica, você pode cortar caminho pegando um barco até a Praia do Pouso. De lá o resto do caminho é muito tranquilo (foi o que eu fiz!!!). Inclusive na Praia do Pouso fica um restaurante flutuante que super recomendo.

Trilha para Aventureiro: Uma trilha de nível moderado que leva até uma das praias mais famosas da ilha, conhecida pela sua árvore peculiar na areia e pelas águas cristalinas. É uma caminhada que recompensa com uma vista deslumbrante ao chegar lá. Mas conforme dito acima, essa é uma das praias do roteiro Volta Ilha, valendo mais a pena ir de barco.

No canal Dicas da Carioca fiz um vídeo que ilustra e complementa as dicas e pontos abordados nesse artigo. Confira!!!

♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦