O Joá é o menor distrito da região da Barra da Tijuca, ao lado do bairro de São Conrado, sendo o divisor de águas entre zona sul e zona oeste do Rio de Janeiro. Famoso pela sua vista espetacular para o mar e também pela concentração de mansões cariocas, é um lugar de uma beleza incrível!!! Por isso, resolvi escrever esse artigo para mostrar esse cantinho do Rio que é um verdadeiro cartão postal. Quer saber mais? Então, vem comigo.
Para você que não conhece o Rio, o Joá é um conjunto de condomínios e mansões construídos no Morro da Joatinga que fica entre o oceano e o paredão rochoso, sendo uma área montanhosa e restrita a poucos habitantes. O ponto culminante da área é a Pedra da Gávea e o ponto mais baixo, a Praia da Joatinga que apesar de ser pública, só pode ser acessada entrando em um condomínio particular. Uma das construções mais famosas dessa região é o Clube Costa Brava.
Booking
Ah, o Clube Costa Brava! Tenho ótimas lembranças desse clube. Minha festa de formatura foi lá e confesso que nunca esqueci daquela paisagem; afinal, o clube fica estrategicamente bem localizado e possui uma vista inesquecível para ser apreciada tanto durante o dia quanto à noite. O clube possui uma arquitetura única, construído em 1962 quando os irmãos Menescal, após acampar na Praia da Joatinga, avistaram a ponta do marisco em conjunto com as ondas se chocando no rochedo. Daí, nasceu a ideia de um navio no meio do mar e a construção do Clube Costa Brava, se tornando também um marco na vida social carioca.
A Praia da Joatinga
Ao lado do Clube Costa Brava fica a Praia da Joatinga que para ter acesso a ela é necessário entrar dentro de um condomínio (SAJO – Sociedade dos Amigos da Joatinga). Minha sugestão é visitar a praia durante a semana, pois fim de semana, além da praia ser pequena e ficar cheia, fica bem difícil de estacionar. Para descer até a praia você terá que fazer uma pequena trilha (tipo escadaria de pedras), nada difícil, tranquilo até para ir com criança pequena, contudo, não recomendo para pessoas idosas. Chegando lá a praia é bem pequena, com uma faixa estreita de areia, inclusive quando a maré está alta ela desaparece. O mar é um pouco agitado, mas a praia é muito bonita. Lá embaixo, na praia não há infra-estrutura, o único quioque fica lá em cima, no Mirante Ricardo Menescal (onde tem a escadaria de descida).
Tem vídeo lá no canal sobre a Praia da Joatinga. Aproveita para conhecer nosso canal no You Tube, com várias dicas especiais sobre o Rio. Confira!!!
O Mirante
A Estrada do Joá é um dos lugares que possuem as vistas mais lindas da cidade maravilhosa. Quem passa por ela não tem como não ficar encantado com tanta beleza. É um cartão postal!!! Toda vez que vou da Barra para Zona Sul gosto muito de fazer o caminho por ela e se estendendo pela Niemayer, chegando como destino a orla do Leblon. Para quem é carioca e ama sua cidade, é emocionante, imagina para o turista. Infelizmente parte dessa beleza é atrapalhada por aquela ciclovia, mas, ainda assim dá para curtir. Agora para quem quer ter uma vista mais completa recomendo dar um pulinho no Mirante do Joá. Fica na subida, para quem vem de São Conrado. Recomendo.
No final da estrada, temos o túnel que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca que atravessa o Morro da Joatinga e chega na Barra. A minha dica é, não deixe de admirar esse cartão postal, mesmo você que mora na cidade, aproveita para olhar para essa beleza e agradecer por morar em uma cidade tão bela, aproveita e reza por ela, cuide dela. Caso você esteja à passeio, não deixe de dar um pulinho nesse pedacinho do Rio. Você não vai se arrepender! Fica a dica da carioca!
Como chegar
Para quem vai de carro, é só ir em direção ao bairro de São Conrado, seguir pela Estrada da Gávea rumo a Estrada do Joá. O Mirante fica um pouco acima. Estando lá é só perguntar na guarita que vão te sinalizar a entrada do condomínio. Estacione o carro e siga a pé até a trilha da praia.
Para quem vai de transporte público, tem duas opções: a primeira é pegar o metrô até a estação São Conrado (saída B). Daí é só pegar um carro de aplicativo e seguir o trajeto acima. A segunda é pegar o metrô até a estação Jardim Oceânico, pegar o ônibus (557 Copacabana) e descer na rua Professor Júlio Lohman e seguir a pé por 10 minutos até o mirante.
♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦