Andar de metrô no Rio é muito tranquilo quando comparamos com outras cidades do mundo, devido ao número de linhas e a quantidade de placas e mapas nas estações. Mesmo assim, para quem nunca andou, pode ter dificuldades. Mas não se preocupe, Dicas da Carioca fez um artigo especial que pode ajudar nessa tarefa. Confira!
Antes de explicar o funcionamento desse meio de transporte tão utilizado pela população carioca, preciso ressaltar um ponto. Apesar de muitos não concordarem, eu acho o metrô carioca um meio de transporte muito bom, prático, limpo e seguro. Eu adoro andar de metrô no Rio. Claro, que poderia ser melhor sim, principalmente no quesito fluxo de demandas na hora do rush, que geram superlotação nos vagões, mas no geral, fica a minha sugestão como melhor meio de locomoção na cidade, muito utilizado pelo carioca e quebra um galhão para quem vem turistar na cidade maravilhosa.
Orientações sobre o metrô do Rio
Dito isso, vamos às orientações. Você que quer andar de metrô no Rio saiba que ele possui somente duas linhas: a Linha 1 (trem com letras vermelhas) que faz o trajeto General Osório (Ipanema) até Uruguai (Tijuca) e a Linha 2 (trem com letras verdes) que faz o trajeto Botafogo até Pavuna. O lance é se ligar na cor das letras do trem que indica a linha e escolher a direção que você deseja ir.
Se você quer ir para zona norte, a direção é sempre Uruguai (linha 1) ou Pavuna (linha 2). Qual a diferença? A linha 1 liga o Centro à Tijuca (estações Praça Onze, Estácio, Afonso Pena, São Francisco Xavier, Saens Pena e Uruguai). Já a linha 2 liga o centro aos demais bairros da zona norte (De São Cristóvão à Pavuna).
Agora se você deseja ir para zona sul, a direção é sempre General Osório (linha 1) ou Botafogo (linha 2). Qual a diferença? A linha 1 possui a rota completa por todas as estações da zona sul e a linha 2 só vai apenas até Botafogo (não segue adiante).
Ficou claro? Não? Então quando chegar na plataforma do metrô pense primeiro em que direção você precisa ir (Se é zona norte ou sul). Ao descer a plataforma, procure o mapa que fica na parede e veja qual a estação você precisa descer, se estiver no caminho vermelho você deverá pegar o trem com letras vermelhas, se estiver no caminho verde você deverá pegar o trem com letras verdes. Simples, né? Contudo, ambas as linhas passam pelo centro da cidade e possuem estações em comum: Botafogo, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Glória, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas e Central. Assim, se você precisa ir para qualquer uma dessas estações comuns, você pode pegar qualquer metrô independente da linha. Se você precisa fazer transferência de uma linha para outra, basta saltar em qualquer estação comum e aguardar a próxima composição da linha desejada.
No gráfico abaixo, tudo isso fica mais claro.
Agora vamos algumas dicas práticas:
- Aplicativo do metrô: para quem tem smartphone é só baixar o aplicativo MetrôFácil, facilitará muito sua vida pois tem informações de como circular pelo Rio de Janeiro utilizando como meio de transporte o metrô.
- Cartão Giro: Uma coisa legal é que você não precisa entrar na fila toda vez para comprar o ticket unitário. Para isso você deve comprar o cartão Giro que pode ser adquirido na bilheteria ou na máquina (caixa eletrônico que fica nas estações) e colocar a quantidade em dinheiro que quiser. Assim você economiza tempo.
- Cartão xx: a diferença desse cartão para o anterior é que ele pode ser aceito em mais de um transporte público, como BRT, VLT, Barca, ônibus circular, etc. Pode ser adquirido em qualquer bilheteria dos transportes públicos.
- Integração: O metrô também possui algumas linhas de ônibus do próprio metrô que fazem integração com alguns bairros. Para isso você deverá comprar um ticket especial na bilheteria. Também tem algumas estações com integração para o BRT (ex: Jardim Oceânico). É muito prático.
- Horário: se for possível, evitar o metrô na hora do rush (7:30 às 9:00 e 17:00 às 19:00), pois nesse horário os vagões ficam muito cheios (não se esqueça que os cariocas usam muito no seu dia-a-dia). Para evitar estresse, o turista pode perfeitamente se programar para não pegar a condução nesse horário, né?
Tem estações que possuem muito movimento, como a Carioca por exemplo. Logo, possui roletas que só passam cartões da Fetranspor. A minha recomendação é que leiam as placas, pois você pode entrar na fila errada e só perceber isso depois, aí o cartão não vai passar e você vai ter que entrar na fila de novo.
Mas fique tranquilo, qualquer dúvida é só falar com os guardinhas (é fácil identificá-los. Eles usam uniforme do metrô de cor preta).
Se ainda precisar de mais ajuda, deixo aqui o site do Metrô Rio para mais informações: www.metrorio.com.br
♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦