O Rio de Janeiro é uma cidade muito cultural e com vários museus para visitar. Tem para vários gostos e estilos. No artigo de hoje, resolvi dar dica de 3 museus ótimos para ir com o público infantil, para quem deseja desde cedo estimular o interesse dos pequenos com atividades culturais. Confira!!!
Nos dias de hoje despertar o interesse das crianças vem sendo um desafio. O mundo se torna cada vez mais dinâmico que competir com a tecnologia fica cada vez mais complicado. Tenho uma filha de 7 anos e vejo que para despertar o interesse dela e dos coleguinhas com o modelo de museus que existia na época da minha infância é praticamente impossível. Não basta um assunto interessante, mas esse assunto deve ser mostrado de forma interativa pois as crianças não querem apenas ver e receber a informação. Elas precisam participar e se sentirem incluídas naquele contexto. Não se esqueça, estamos falando de crianças, é uma nova geração que está vindo aí bem acelerada, então não adianta levá-las ao Louvre, compreenderam?
Com base nisso, selecionei 3 lugares com essa proposta. Todos eles eu visitei com minha filha, ou seja, testados e aprovados. Existem outros locais que também posso citar, como por exemplo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), mas esse é um lugar de exposições temporárias, então depende muito do que está sendo oferecido no momento. A ideia é falar sobre lugares com conteúdo fixo que podem ser visitados a qualquer época do ano.
Museu do Amanhã
Fica no centro da cidade, mais precisamente na Orla Conde (região portuária), que é uma área muito interessante para passear com criança, pois possui várias atrações como o AquaRio, a Roda Gigante, o Museu de Arte do Rio, Espaço da Marinha, etc.
O Museu do Amanhã, sem sombra de dúvida, possui uma proposta diferenciada de conteúdo muito interessante para explorar com as crianças: a ideia do amanhã. O que será do nosso planeta? O passeio é composto de vários ambientes que mostra a história do planeta terra desde o surgimento até os dias de hoje e ainda nos faz refletir sobre as soluções para o amanhã. Particularmente acho fantástico!!!
O que acho mais legal é a ideia ampla de amanhã que não reporta apenas a um futuro próximo, mas como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Além disso, o museu aborda também valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, essenciais para a nossa civilização buscando promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Uma visita ao Museu do Amanhã nos faz refletir e ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir. Vale muito a pena!!!
Como chegar: Metrô (estação Cinelândia ou Carioca) + VLT linha 1 (Parada dos Museus).
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro.
Museu das Telecomunicações
Fica no bairro do Flamengo (zona sul), mais precisamente na região do Catete. Fica dentro do Espaço Oi Futuro e o assunto principal do museu é mostrar a história da tecnologia das telecomunicações no Brasil, ou seja, do telefone, televisão, rádio, computador, entre outros. As crianças ficam fascinadas, afinal, é uma geração tecnológica e descobrir como tudo começou para eles é incrível. Tudo isso é mostrado de forma muito interativa.
O Espaço Cultural Oi Futuro é um prédio que possui andares com exposições, teatro, um café com mirante no último andar e no 6º andar funciona o Museu das Telecomunicações que conta a história da evolução da tecnologia nos meios de comunicação. Com entrada gratuita, é um museu tecnológico e ao mesmo tempo agrega informações históricas sendo uma ótima opção de passeio para quem tem crianças em fase escolar.
Eu já havia visitado esse museu quando era criança junto com o colégio, mas na época ele era apenas o museu do telefone. Alguns anos atrás, resolvi dar um pulinho lá pessoalmente e tive uma ótima surpresa…nem se compara com o museu visitado na minha infância, agora está com muito mais conteúdo e totalmente adaptado aos tempos atuais, com uma proposta bem mais interativa.
Ao chegar no museu você recebe um fone junto com um aparelho. Dessa forma é só apontar o aparelho no local indicado e você tem uma visita guiada com áudio e vídeo. Achei bacana pois dá ao visitante a possibilidade de construir seu próprio roteiro, no seu tempo.
O museu possui alguns atrativos tecnológicos como por exemplo esse túnel com uma bola iluminada. Em cada cabine do túnel podemos posicionar o aparelho e ouvir a história dos diversos meios de comunicação (rádio, televisão, computador, etc). Existem outras atrações tecnológicas que transforma a visita ao museu em uma atividade dinâmica. Muito bacana!!!
Como chegar: Metrô (estação Largo do Machado).
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo (Catete)
Planetário
Fica no bairro da Gávea, quase na entrada do túnel. É um dos meus museus favoritos que já era muito divertido na minha infância que dirá agora. A temática já trata de um assunto muito atraente para as crianças: o universo – os planetas, astros e constelações. Dificilmente uma criança não vai gostar e se divertir. Contudo, uma sugestão: ir com crianças que já estejam no ensino fundamental. Motivo: vai coincidir de ser um assunto abordado no conteúdo escolar, ou seja, elas irão absorver as informações de maneira educativa. Crianças muito pequenas (abaixo de 5 anos) podem até achar legal, colorido, alegre, mas não vai passar de uma brincadeira divertida. Fica a dica.
O Planetário não é muito grande, mas possui dentro dele o Museu do Universo e as sessões de cúpula onde os ingressos podem ser comprados separadamente ou em conjunto. O museu concentra a maior parte das exposições no andar térreo e subindo a rampa temos alguns painéis complementares.
A cúpula é uma atividade que geralmente encanta os pequenos, pois é uma espécie de sessão de cinema onde você se sente realmente no espaço. Eu sou fascinada e toda vez que vou me traz lembranças maravilhosas da minha infância. Mas, uma dica importante: nem todas as sessões são voltadas para as crianças. Existem algumas que são mais específicas e sem graça e muito monótona para os pequenos. Minha sugestão é perguntar na bilheteria qual a sessão mais adequada para criança que estará em cartaz naquele dia, como por exemplo “Uma aventura no planetário” ou “brincando entre as estrelas” que possuem personagens e são mais voltadas para o público infantil.
As terças feiras o planetário costuma oferecer ingresso gratuito através de inscrição prévia no site. Às quartas-feiras existe a tradicional Observação do Céu, onde o público tem a sua disposição telescópios para a observação de objetos celestes. Através os equipamentos, os participantes têm a oportunidade de observar a Lua e os planetas, sob a supervisão dos astrônomos que ficam à disposição para esclarecer dúvidas. Essa atividade funciona sujeita a condições do tempo.
Na minha última visita, fiz um vídeo para o canal Dicas da Carioca compartilhando algumas imagens e dicas. Confira!
Como chegar: metrô (estação Antero de Quental)+ taxi ou carro de aplicativo. Ônibus circular (linhas 1156-10, 119C-10, 172P-10, 172R-10, 172Y-10, 2161-10, 701A-10)
Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea. Site: (clique aqui)
♦♦♦ Visite o Rio de Janeiro com a Booking.com ♦♦♦