Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Dicas do Rio

Conhecendo melhor a Cidade Maravilhosa

20 Maio 2017 Publicado em Copacabana

Forte do Leme: Mais um passeio em Copacabana

Avalie este item
(0 votos)

Continuando meu passeio pelo bairro de Copacabana, hoje mostrarei um lugar pouco explorado pelo turista e até mesmo pelo carioca: o Forte Duque de Caxias, mas conhecido com Forte do Leme. Um pouco ofuscado pela fama do Forte de Copacabana que fica do lado oposto da praia, o Forte do Leme na minha opinião é um dos lugares imperdíveis para quem vem ao Rio por ser um passeio agradável e possuir uma das vistas mais incríveis da cidade. Dicas da Carioca esteve no local para uma visita e traz para você tudo o que viu por lá. Confira!

Para chegar ao Forte do Leme basta caminhar até o final da orla da Praia de Copacabana em direção ao Leme. A estação de metrô mais próxima é a Cardeal Arco Verde. Chegando no Leme, você entra em uma área militar e faz uma pequena trilha. É uma caminhada muito agradável (uns 20 minutos) em uma área cercada pelo verde, respirando o ar puro e olhando belas paisagens.  O local possui 12 hectares de Mata Atlântica nativa e 16 hectares de mata em processo de reflorestamento pelo projeto de Conservação Ambiental realizado em parceria entre a Prefeitura, o Exército e voluntários, virando área de proteção ambiental.  

Forte do Leme trilha 1

Trilha para chegar no Forte

Forte do Leme trilha 2

Belas paisagens!

Forte do Leme 1

Forte Duque de Caxias (entrada)

O Forte possui uma história repleta de acontecimentos. Surgiu em 1776 da necessidade de defender a cidade dos ataques de piratas e a iminência de uma invasão espanhola. Com uma visão privilegiada da praia e da entrada da Baía de Guanabara, ali foi instalado o Forte da Vigia, onde era cumprida a missão de vigiar e avisar sobre aproximação de navios. Há indícios que Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes) serviu nesse local antes de participar da Inconfidência Mineira. Com a Independência do Brasil, D.Pedro I decidiu artilhar o Forte para proteção da cidade e assim, em 1823, datam os primeiros canhões do Forte. Entre 1913 e 1918 houve uma reestruturação, onde foi construído o quartel de guerra no topo do morro e um quartel de paz no sopé do morro. Em 1922 o local foi palco da Revolta dos 18 do Forte, onde serviu como sede contra os revoltosos liderados por Siqueira Campos. Em 1924 teve seu batismo de fogo contra um navio rebelado contra o governo de Artur Bernardes e durante a Revolução de 1930 contra um navio alemão que circulava sem autorização. Em 1955 realizou seu último disparo de artilharia, episódio conhecido como Novembrada. Em 1935, passou a ser chamado de Forte Duque de Caxias por decreto do presidente Getúlio Vargas.  Em 1965 foi desativado passando a receber em suas instalações o Centro de Estudos de Pessoal, estabelecimento de ensino do exército voltado para o estudo e a pesquisa na área do comportamento humano.

Pintura Forte do Leme

 Agora que conhecemos um pouco da sua história, vamos ver o interior do Forte Duque de Caxias. Logo na entrada, temos uma pequena sala de projeções, onde assistimos a um vídeo com o resumo de sua história, uma sala de exposição permanente com painéis e um memorial a Duque de Caxias. Há também um espaço para exposições temporárias. Dessa forma o Forte torna-se uma ferramenta de divulgação da história e valores militares do nosso país.

Forte do Leme 2

Sala de projeções

Forte interior 1

Corredor

Duque de Caxias

Memorial Duque de Caxias

Na parte superior do Forte temos acesso aos canhões e um mirante com uma vista incrível!!! Em um mesmo ângulo conseguimos visualizar a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor e a bandeira do Brasil. Ao lado temos o Pão de Açúcar. Belíssimo!!! 

Canhao

Canhões de artilharia

Forte do Leme 7

Praia de Copacabana

Forte do Leme 9

A praia, o Cristo e a bandeira do Brasil

Forte do Leme 8

O Pão de Açúcar 

Forte do Leme 6

Visitar o Forte do Leme com certeza é um passeio muito bacana que recomendo não só ao turista, mas também ao carioca, pois é seguro, barato e cultural. Fica a dica da carioca. O endereço é Praça Almirante Júlio de Noronha s/n - Leme. Para mais informações é só acessar o site do CEP(Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias)

Se você gostou da dica, deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe o artigo nas redes sociais. Aproveita para curtir nossa página no Facebook e ficar antenado nas novidades do blog. Pra finalizar, segue um vídeo com imagens da nossa visita. Até a próxima pessoal.

">

Beijos, Vanessita.

Lido 234 vezes

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado