Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Dicas do Rio

Conhecendo melhor a Cidade Maravilhosa

29 Julho 2016 Publicado em ... E muito mais

Museu Cidade Olímpica: Ao lado do Engenhão uma grande surpresa!

Avalie este item
(0 votos)

Aproveitando o período pré-olímpico, resolvi pesquisar um pouco mais sobre os "Legados Olímpicos" para compartilhar com você, leitor. No artigo anterior falei um pouquinho sobre o assunto e hoje trago uma dica muito bacana para você turista que está vindo para o Rio e para você carioca (que fica aí só reclamando da vida e fazendo "Olim-piadas", sei que não dá para fechar os olhos para certas coisas, mas dá para abrir para outras...). A dica de hoje é sobre o Museu Cidade Olímpica que fica no Engenho de Dentro(ao lado do Engenhão) que foi inaugurado há poucos dias. Dicas da Carioca esteve lá fazendo uma visita e gostou muito do que viu. Vamos conhecer? Então vem comigo...

Primeiro vamos entender melhor o projeto...

A Nave de Conhecimento é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia com objetivo de instalar espaços tecnológicos em regiões mais carentes da cidade como estímulo para o engajamento da população local, formação de profissionais em tecnologia para atuação nos jogos Rio 2016 e como legado pós-olímpico. Para ter acesso a essa estrutura, basta se cadastrar no local ou através do site. Na unidade Engenho de Dentro, tem uma sala com vários computadores que podem ser usados pelos visitantes, um auditório para palestras, a sala de video-conferência e as salas de aula, tudo novinho, com equipamentos modernos e estrutura em rede, dispositivos de telepresença e ampliação de cobertura wi-fi.

Museu Olímpico 7 Copy

Sala de Vídeo Conferência e interação entre as naves

Museu Olímpico 10 Copy

Auditório que fica ao lado da sala de computadores

A matriz fica ao lado do estádio Engenhão, onde também temos o Museu Cidade Olímpica aberto a visitação. Foram instalados no antigo prédio sede das Oficinas de Locomoção de Engenho de Dentro, reconstruído em 1904, após incêndio nas instalações originais do século XIX. O prédio fará parte da Praça do Trem (tombado pelo patrimônio municipal) que receberá as competições de atletismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Museu Olímpico 17 Copy

Como chegar lá?

Para quem não está de carro, a melhor opção é pegar o metrô, descer na estação Central e pegar o trem descendo na estação Engenho de Dentro. Chegando lá tem uma passarela que dá acesso a entrada do museu (é bem pertinho).

Estação de trem Engenho de Dentro Copy

Agora vamos entrar e passear?

Assim que entramos no museu, somos convidados a fazer um cadastro eletrônico (coisa simples: nome, email, etc) e também a tirar uma fotografia que minutos depois aparece no painel de entrada do museu. A criançada se amarra...

Museu Olímpico 1 CopyOlha Vanessita aí...

Em seguida passamos por um salão com vários recursos tecnológicos que transformam a visita em um momento interativo de aprendizado. Veja só:

Museu Olímpico 2 Copy

Wikiolímpicos: três painéis que ao tocá-los você recebe informações com uma galeria digital sobre

esportes, legado olímpico e valores olímpicos/ paralímpicos.

Museu Olímpico 4 Copy

Telão com as últimas cidades que sediaram os jogos olímpicos. Ao clicar nelas, temos a opção de escolher um ponto turístico e fazer um tour 360 graus da imagem. É como se fosse uma visita virtual por alguns lugares do mundo. Legal!

Museu Olímpico 20 Copy

Mesa 500 anos: quatro jogadores ao redor da mesa responderão a perguntas sobre as Olimpiadas e sobre a cidade do Rio como se fosse um jogo interativo.

Museu Olímpico 6 Copy

Árvore do conhecimento: você pode gravar uma mensagem em vídeo que aparece nas telas da árvore. Atrás podemos notar um espaço kids, onde as crianças menores podem brincar à vontade.

Subindo para o segundo andar temos uma exposição que fala sobre a história das olimpíadas. É uma mostra que busca passar informações sobre a história das olimpíadas desde o início até os dias de hoje, tudo de uma forma bem dinâmica e tecnológica. Começando logo na entrada da sala com painéis,  onde os visitantes podem assistir depoimentos de atletas nacionais de diferentes modalidades que fizeram parte da nossa história. São muitas informações legais e interativas que vai desde a linha do tempo (enorme telão com uma linha de tempo, onde podemos clicar no ano desejado e acessar imagens que contarão a história das Olimpíadas por meio de infográficos com países participantes, recordes, curiosidades etc) até vitrines e objetos, onde são apresentados diversos produtos ligados aos esportes (medalhas, raquete de tênis, bola, arco e flecha, etc) onde você pode explorar os materiais que os compõe e informações sobre como são feitos, assim como a história de cada um. É bem interessante.

Outra atividade bacana é o quiz, onde você pode responder perguntas sobre esportes descobrindo a que modalidade seu perfil se adequa, tirar uma foto que será encaixada no corpo de um atleta e compartilhar nas redes sociais. Para os fitness de plantão, também tem um painel com a geladeira dos atletas, com informações sobre nutrição, consumo de calorias e hábitos alimentares diferenciados para cada modalidade. 

Museu Olímpico 9 Copy

Heróis nacionais

 

Museu Olímpico 11 Copy

Linha de tempo

Agora chegou a hora mais divertida... os simuladores: através de simuladores o visitante pode ter a experiência de ser um atleta, simulando uma corrida, uma prova de remo, andando de bicicleta paralímpica e até mesmo contemplando a cidade maravilhosa do alto através de um voo de asa delta. Diversão garantida para crianças e adultos!

Museu Olímpico 13 Copy

Museu Olímpico 16 Copy

Para finalizar que tal tirar uma foto com os mascotes da Olimpíada? Depois você pode enviá-la para seu email e guardar de recordação. Eu fiz isso para a minha baby Alice...

Museu Olímpico Engenhão mascote Copy

Depois é só sair pelo túnel de encerramento passando pela tocha olímpica e pela sala com imagens dos melhores momentos dessa bela competição mundial. Belíssimo!

Museu Olímpico 14 Copy

Bem, fica a dica para você leitor, na minha opinião, vale a pena conhecer. É um programa para família inteira, principalmente para crianças/adolescentes. Um passeio muito interessante, barato e cultural entre tantos outros que podemos fazer aqui no Rio. Eu sou carioca e sei que às vezes ficamos decepcionados com muitos aspectos da nossa cidade. Eu mesma não concordo com o projeto olímpico como um todo. Mas digo uma coisa para você que está vindo pra cá e até mesmo para você carioca: todos os problemas do Rio existem em outras cidades grandes do Brasil. Os noticiários assustam, estamos na mídia, em evidência, mas acreditem...o maior problema está na cultura brasileira. Enquanto isso não mudar (se é que isso algum dia vai mudar), a coisa fica na mesma. E não se esqueça que o planeta não é composto apenas por países de primeiro mundo, tem muita realidade por aí que apenas imaginamos, mas no fundo desconhecemos. Então vamos pelo menos aproveitar as coisas boas que ficam por aqui.

Beijos, Vanessita.

Museu Olímpico 3 Copy

Lido 2352 vezes

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado