Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Dicas do Rio

Conhecendo melhor a Cidade Maravilhosa

04 Novembro 2016 Publicado em ... E muito mais

AquaRio: a mais nova atração da cidade

Avalie este item
(0 votos)

Olá, Pessoal! Voltei!!! Depois de algumas semanas de licença maternidade, estou retornando minhas atividades blogueiras...e para começar com o pé direito, resolvi escrever um artigo sobre a mais nova atração carioca que inaugura nesse mês de novembro: o AquaRio. Semana passada dei um pulinho lá para conferir como estão as coisas antes da inauguração. O resultado da visita, vou mostrar para vocês nesse post. Vamos lá? Então vem comigo...

O AquaRio fica na zona portuária da cidade que foi revigorada recentemente. Vale muito a pena visitar, pois a região ficou muito bacana, com algumas atrações turísticas/culturais já mencionadas aqui no blog em artigos anteriores (veja os links abaixo).

Praça Mauá e Porto Maravilha: Museu de Arte do Rio (MAR)

Praça Mauá: Museu do Amanhã

Agora para completar só faltava o maior aquário da América do Sul. Para chegar lá é muito fácil: basta pegar o metrô (descer na estação Cinelândia ou Carioca ou Uruguaiana) e pegar o VLT no sentido Rodoviária, saltando na estação Utopia. 

AquaRio 1 Copy

Entrei pela porta dos fundos, pois o lobby de entrada ainda não estava pronto. Mas uma coisa me chamou bastante atenção nesse ambiente: uma ossada de baleia-jubarte no teto (a baleia que encalhou na Praia da Macumba em 2014). Nesse mesmo ambiente, além da bilheteria, o visitante também poderá ter acesso à parte gastronômica, onde poderá comprar pizza, cachorro quente e sorvete. Nos outros andares haverá um restaurante e uma cafeteria.

AquaRio 25

Fomos recebidos pelo Marcelo Szpilman, biólogo marinho, diretor e responsável técnico do projeto que nos guiou e explicou um pouco sobre o funcionamento do local, uma viagem ao fundo do mar. Começamos o tour no terceiro andar, percorrendo um circuito com 28 tanques e conhecendo um pouco mais sobre os peixes da costa brasileira, do Caribe e do Pacífico. Ao todo são 4.5 litros de água salgada e cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes. Em todos os tanques, existe uma tela de led que transmite informações sobre as espécies e seu habitat. Logo no início, o visitante tem acesso ao Aquário Virtual, um ambiente tecnológico com painéis informativos, onde você pode criar um peixe virtual que te acompanhará pelos corredores durante todo o seu tour e em todas as vezes que você retornar ao local. Divertimento certo para os pequenos, não é mesmo? O passeio pelos tanques é de tirar o fôlego, sinceramente não há quem não se impressione com tamanha beleza do universo marinho, um passeio e tanto para todas as idades.

AquaRio 20

As crianças ficam totalmente fascinadas!!!

 Durante o tour foi comentado o fato de que à maioria das pessoas nunca tiveram a oportunidade de ver a vida marinha tão de perto, nem mesmo pescadores que lidam com esse ambiente no seu cotidiano, muitas vezes nunca viram os peixes debaixo da água vivos que dirá pessoas que possuem uma realidade tão distante, em um ambiente urbano. Vale a pena passar por essa experiência.

AquaRio 4 Copy

AquaRio 7 Copy

AquaRio 8 Copy

AquaRio 18

Seguindo nosso passeio nos deparamos com um globo de acrílico transparente que possui um cardume de peixes que pode ser visualizado por dentro, isto é, você entra na cúpula e observa o movimento dos peixes. É muito legal!!!

AquaRio 2 Copy

AquaRio 3 Copy

Cúpula de cardumes - você entra pela portinha e observa o cardume de peixes

Agora a grande atração do lugar é o Tanque Oceânico, com uma grande arquibancada onde o visitante aprecia as diversas espécies marinhas e também um túnel em acrílico que possui 7 metros de profundidade, ou seja, à maioria dos aquários possuem 1 metro no máximo 2 metros de coluna de água acima do túnel, esse tanque possui 5 metros, o que dá uma sensação de imersão é absurda, como se você estivesse mergulhando de verdade. Muito bacana!!! Tirei várias fotos incríveis, veja só uma amostra:

AquaRio 9 Copy

Túnel do Tanque Oceânico

AquaRio 19

AquaRio 22

AquaRio 23

De acordo com as informações passadas pelo o Marcelo durante o tour, o AquaRio é focado em educação, pesquisa e conservação. Educação através da captação do interesse das crianças e jovens para a ciência, afinal, acredita-se que após a visitação há um estímulo de interesse e curiosidade pelo assunto. Pesquisa e conservação pois há uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da UFRJ com a criação do Centro de Pesquisas Científicas que tem como objetivo o desenvolvimento de estudos e o gerenciamento de alunos e estagiários no aquário criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha. Também será criado um Centro de Conservação da Biodiversidade com a função de preservar animais com risco de extinção, reproduzindo-os em cativeiro para posterior reintrodução em seu habitat natural. A responsabilidade com o meio ambiente é uma preocupação do AquaRio, por isso todos os animais em exposição nos aquários obedecem à legislação vigente e os controles do INEA/IBAMA.

No final do trajeto, temos as exposições, de um lado a Exposição de Conchas, composta por três classes de moluscos presentes na maioria das praias e litorais ao redor do mundo, e, do outro a Exposição de Surf, produzida pelo surfista Rico de Souza, que através de seu acervo de pranchas e fotos antigas, conta a história da evolução do esporte no Brasil. Muito interessante!

AquaRio 10 Copy

Exposição das Conchas

AquaRio 11 Copy

AquaRio 12 Copy

Exposição do Surf

AquaRio 13 Copy

Eu com Rico de Souza

Depois da sala das exposições temos a loja de souvenir, com várias opções de lembranças para levar de recordação. Adorei os bichinhos de pelúcia de diversos animais marinhos (peixinhos, raias, tubarão, etc).

AquaRio 17 Copy

AquaRio 16 Copy

O AquaRio inaugura no dia 09/11/2016 e a venda de ingressos estão disponíveis no site do AquaRio ou na bilheteria do local. Você pode comprar o bilhete individual ou o passaporte família. A partir de 2017, além da visitação, haverá algumas atividades extras para o público, tais como, a visita aos bastidores (para conhecer o funcionamento do aquário), o mergulho no tanque (o visitante poderá mergulhar no aquário) e até mesmo a hospedagem (dentro do Túnel Oceânico, haverá uma estrutura para acomodar os visitantes que tiverem interesse em passar uma noite, experimentando a sensação de dormir no fundo do mar).

Adorei conhecer essa nova atração carioca, com certeza é algo bem diferente de tudo que temos na cidade e que vem a complementar o clima marítimo e praiano da cidade maravilhosa. Afinal, ir à praia é muito bom, conhecer um pouco mais sobre o universo marinho é melhor ainda e tudo que possa contribuir para gerar conhecimento sobre o assunto é bem vindo. Vale a pena conhecer, diversão para todas as idades!!!

Para ilustrar esse artigo, segue um vídeo feito pelo canal Cris pelo Mundo com imagens e informações sobre o AquaRio. 

">

Se você gostou do artigo, compartilhe para seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário aqui em baixo com sugestões. Até a próxima pessoal!!!

Beijos, Vanessita.

 

 

Lido 562 vezes

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado