Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Dicas do Rio

Conhecendo melhor a Cidade Maravilhosa

03 Junho 2017 Publicado em Conhecendo o Rio

5 passeios para aproveitar o Rio sem medo

Avalie este item
(0 votos)

Caramba Vanessita...quem diria que eu colocaria um título desses em um artigo, né... Pois é, a coisa está complicada aqui no Rio, no Brasil e no mundo. O fato é que passear pelo Rio de Janeiro é muito bom, mas está cada vez mais difícil fazer isso com tranquilidade. O artigo de hoje traz algumas dicas de uma carioca que apesar de tudo ama sua cidade e ainda não desistiu de cariocar e de divulgar o que a cidade tem de bom. Leia o artigo abaixo que você irá compreender...

Nos últimos tempos temos ouvido tanto falar do Rio de Janeiro nos noticiários. As notícias estão cada vez mais tristes desanimando o turista e qualquer um que queira cariocar. Gostaria muito de dizer que isso tudo é mentira e que não passa de um exagero da mídia, mas infelizmente a coisa está ficando preocupante. O Rio está em crise. Crise econômica, política, social e até mesmo psicológica (eu pelo menos fico chocada a cada dia que passa). Amo minha cidade (prova disso é o Dicas da Carioca) e fico muito triste com o rumo que as coisas estão tomando. Da mesma forma, estendo a minha tristeza para o Brasil como um todo, afinal, existem outros lugares com problemas muito parecidos com os do Rio, só que menos divulgados e não vejo luz ao fim do túnel. Poderia continuar com esse papo, mas o meu objetivo com esse artigo não é esse. O fato é que não podemos fabricar um novo Rio ou um novo Brasil e com um passe de mágica fazer tudo melhorar. Temos que nos adaptar a esse cenário ( o que fazer mudar de cidade? De país? De planeta?). Pensando nisso, resolvi escrever dicas de 5 lugares que podemos visitar na cidade com tranquilidade. Então vamos nessa...

Dicas extra:

Lugares para serem evitados: qualquer lugar na zona norte e baixada. O centro da cidade também está muito confuso, muitas manifetações frequentes, além dos assaltos entre outras confusões. Se você quiser muito ir para algum lugar, ficar muito atento e procurar ir direto ao local (por exemplo, se você quiser visitar o Teatro Municipal, não ficar perambulando pelas ruas, vá direto ao ponto).

1) Ilha Fiscal

Ilha Fiscal e Vanessa

Um dos passeios mais legais para se fazer na cidade. O local é super seguro pois é administrado pela marinha. O grande lance é que o ponto de embarque fica no centro da cidade, no Museu Naval. A minha sugestão é ir de taxi até lá ou pegar o metrô (descer na Carioca, você anda algunas quadras, mas é perto). Nesse caso é só ficar esperto e ir direto ao ponto. Mas o lugar é show, um passeio completo que vale a pena. Se quiser saber mais detalhes, eu escrevi um artigo sobre o local. É só clicar no link abaixo.

Ilha Fiscal - um passeio inesquecível

2) Forte Duque de Caxias e Forte de Copacabana

Forte de Copacabana

Novamente vamos recorrer a segurança de uma área militar. Ambos ficam na orla de Copacabana, cada um em um extremo. Se você quer um passeio mais light, com um local para comer, vá no Forte de Copacabana. Agora se você quer algo mais próximo a natureza, vá ao Forte do Leme. Ambos exploram aspectos históricos e belas paisagens, com uma vista linda da Praia de Copacabana. Mais informações tem artigo sobre eles nos links abaixo.

Forte Duque de Caxias (Forte do Leme)

Forte de Copacabana

3) Ilha de Paquetá

Paqueta pedra moreninha

Um dos meus passeios favoritos! É um bairro do Rio que fica em uma ilha na Baía de Guanabara. É como se você estivesse em uma cidade do interior, sendo um passeio muito agradável e tranquilo. Gosto muito de Paquerá, fico muito nostalgica ao falar sobre a ilha, pois frequentava muito o local quando eu era criança. Pra chegar até lá só de barco (novamente você terá que ir ao centro na região da Praça XV). É um passeio muito bacana, que começa desde a barca pois você vai admirando a Baía de Guanabara. Vale muito a pena. Segue abaixo o link para um artigo que fiz com mais detalhes sobre Paquetá.

Ilha de Paquetá - Beleza, história e romance

4) Passeios de barco

Para fugir das ruas, do trânsito e do perigo, uma opção é passear de barco. Existem várias empresas especializadas que vendem passeios que vão desde um citytour até passeios mais específicos como Ilhas Cagarras por exemplo. Além de ser um programa muito legal, o Rio visto do mar é maravilhoso! Vale a pena. Segue abaixo um artigo que fiz sobre passeio maritmo.

Passeio de barco pela Baía de Guanabara

Passeio de barco Rio de Janeiro 1 Copy

5) Nas redondezas

Outra opção de passeio mais calma é visitar as cidades que ficam nas redondezas do Rio, como Petrópolis, por exemplo. Algumas dá até para fazer bate-volta, outras valem mais a pena separar uns dias para ficar hospedados por lá. Se quiserem saber mais detalhes, aqui no blog mesmo eu dou algumas dicas de lugares legais para conhecer. É só ir no menu Nas redondezas e navegar por lá. De qualquer forma segue o link abaixo.

Dicas da Carioca - Nas redondezas

Petropolis 1

Eu sinceramente espero que tudo isso seja apenas uma fase, que as coisas melhorem por aqui para que possamos aproveitar a cidade de verdade, sem medo, com tranquilidade. Acho que esse é o sonho de todo carioca, ou melhor, de todo brasileiro. Nossa terra é tão rica em cultura, belezas naturais e diversidade que merecemos usufruir de tudo isso. Mais uma vez deixo bem claro que amo muito o Rio, mas o meu compromisso aqui no blog é divulgar minha cidade da melhor maneira possível, sem mascarar a realidade nem omitir minha opinião. Espero que tenham gostado. Não desanima não...se você quer conhecer o Rio de Janeiro, não desista, venha sim. Se puder esperar a coisa clarear um pouco melhor ainda. 

Beijos, Vanessita.

 

 

 

 

Lido 191 vezes

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado