Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Dicas do Rio

Conhecendo melhor a Cidade Maravilhosa

30 Julho 2016 Publicado em Comer e Beber no Rio

E para curtir um chop com os amigos...San Andrés Bar e Cervejaria

Avalie este item
(0 votos)

Aproveitando o Dia do Amigo que foi esse mês, resolvi escrever um artigo dando uma dica sobre um barzinho aqui no Rio. Para o carioca não tem programa mais divertido que bater aquele papo descontraído com os amigos em um barzinho bacana. A dica de hoje é sobre o San Andrés Bar e Cervejaria, que completou um ano de aniversário esse mês, sendo mais que um bar, mas um projeto de um amigo meu que está dando muito certo. Vamos conhecer? Então vem comigo...

Há um ano atrás estive no San Andres ainda quando estava em obras para o aniversário de uma amiga e já tinha ficado com uma boa impressão do local. Percebi que tratava-se de um lugar que mesmo pequeno e localizado em um bairro residencial, se transformaria em um lugar diferenciado, com boa comida e bebida, uma alternativa legal para um bate papo descontraído com os amigos. A decoração do ambiente mostra bem essa ideia, o local é aberto(as mesas ficam em uma varanda, tipo um deck), ideal para as altas temperaturas cariocas. É tudo muito simples mas bem preciso nos detalhes, como por exemplo, o cardápio em formato de caneca de chop (muito maneiro!).

Bar San Andres 04 Copy

Bar San Andres 09 Copy

 “O San Andrés Bar e Cervejaria era um projeto antigo, mas não tinha nome e nem escopo. Desde que me formei em Administração de Empresas em 2005, tinha um projeto de abrir um bar. A minha monografia foi sobre Excelência no Atendimento em Bares e Restaurantes. Um trabalho de muita pesquisa, inclusive presencial em mais de 30 bares, afinal, sou apaixonado de cerveja. " Disse meu amigo Leonardo Tejo, um dos sócios do estabelecimento, que me contou um pouco da história desse projeto.

Durante nossa conversa, ele me contou que o San Andrés é muito mais que um projeto, mas faz parte da história da sua família (muito legal!). Na verdade, trata-se de uma família com muita experiência no ramo e esse conhecimento foi passado para mais de uma geração. Tudo começou com seu avô, Sr. Andrés Canedo, espanhol, galego, que chegou ao Brasil em 1954 e trabalhou como lavador de pratos, copeiro e garçom, até abrir o seu próprio negócio, uma quitanda. A partir daí, tornou-se um grande empresário no ramo de bares e restaurantes, responsável pelo sucesso de casas tradicionais como Le Coin, Alcazar e a rede Amarelinho nas décadas de 70 e 80. Faleceu precocemente aos 52 anos em 1984, deixando sua experiência e conhecimento para o seu filho, José Maria Canedo(pai do Leo), que deu continuidade ao trabalho, criando novos negócios e revitalizando outros, como foi o caso do Amarelinho do Grajaú. Assim após 12 anos trabalhando em grandes empresas, em 2012 o Leo entrou na sociedade do restaurante que seu pai no Amarelinho do Grajaú.

"Além de contribuir com o conhecimento adquirido e auxiliar meu pai na administração do restaurante, era a oportunidade de aprender com ele como tocar um negócio tão complexo que é um bar. Paralelo ao aprendizado diário, fiz cursos de Gestão de Restaurantes no Sindrio e Produção de Cerveja Artesanal com a Confraria do Marquês. Uma das inspirações para o bar foi esse curso de cerveja artesanal, que ainda engatinhava na época. Em 2014, desenhei o projeto criando a marca San Andrés Bar em parceria com o Sindrio e a ColorIdo Gráfica, uma homenagem ao meu avô paterno. No ano seguinte, meu pai passou por problemas de saúde, deixando a família muito abalada. Foi o momento que entendi que mudanças eram necessárias, tirando meu projeto do papel. Assim,  em 14 de julho de 2015, o anexo do Amarelinho do Grajaú, apelidado carinhosamente pelos clientes de “Vermelhinho”, referência ao toldo vermelho. O nome é homenagem ao meu avô Andrés, o “San” uma brincadeira com o fato dele ter estudado para ser padre e pelo fato das cervejas trapistas serem produzidas por monges." Conta Leo emocionado.

Assim nasceu o San Andrés, para atender o público do Grajaú e proximidades que gostava de frequentar bares, ficar nas calçadas, beber uma cerveja gelada. Mas faltava algo a mais, que fugisse um pouco do estilo tradicional dos demais bares da região. Faltava o San Andrés Bar, com foco total no atendimento e serviço diferenciado, trabalhando com cervejas artesanais e importadas, além de combinados de petiscos inusitados e diferenciados. O estabelecimento começou apenas com 70 rótulos de cerveja e hoje possuem uma carta com 170 rótulos, mas sempre com uns 10 rótulos convidados por mês. Dos rótulos de mais sucesso estão: Noi, Hocus Pocus, Trópica, Coruja, Wals, Therezópolis e 3 Cariocas. Temos a previsão de fazer a nossa própria cerveja, com o nome de San Andrés Cerveza, no estilos IPA e Weiss. Ainda em 2016 teremos novidades. Segundo o Leo:

"Nesse primeiro ano, sofremos muitas transformações, fruto da opinião de clientes, que participaram ativamente da construção do ambiente e coresponsáveis pelo sucesso do San Andrés Bar e Cervejaria. Os clientes me chamam pelo nome, conhecem os funcionários, vibram com as conquistas. Virou uma grande família. Isso é a melhor resposta que poderíamos ter.”

Bar San Andres 05 Copy

Bar San Andres 08 Copy

Bar San Andres 06 Copy

San Andres chop

Com relação à comida, o cardápio possui algumas opções de pratos e petiscos, generosamente servidos (um bom custo/benefício!). Conversando com o gerente Rafael Cortázio, que me informou que os clientes curtem bastante desde petiscos mais tradicionais, como a Tábua Grajaú (gurjão de frango, batata frita, filé aperitivo, provolone e farofa com molho a campanha) até os mais diferenciados, como por exemplo, o Filé Migno à Señariz (filé mignon grelhado gratinado com requeijão cremoso, parmesão com cubinhos de aipim frito) e o combinado Galeguinha (camarão empanado, gurjão de peixe, lula à milanesa e batata frita com muçarela e bacon). 

Tabua Grajau Copy

No dia 14/07/2016 o San Andrés completou um ano e foi uma festa com direito a promoção especial. De qualquer forma, o estabelecimento costuma fazer promoções semanais e está sempre com novidades para seus clientes, seja com novas cervejas ou eventos. Vale a pena fazer uma visita para conhecer! Para mais informações é só entrar no site e na página do Facebook. Segue os links abaixo.

San Andrés Bar e Cervejaria: Rua Barão de Mesquita, 916-anexo – Grajaú – Rio de Janeiro – RJ / Telefone: 2238-7488

Site: www.sanandresbar.com

Facebook: www.facebook.com/sanandresbarbrasil

San Andres aniversário Copy

Foto tirada no aniversário de um ano do estabelecimento 

E por falar em promoção, Dicas da Carioca em parceria com o San Andrés está promovendo um sorteio especial para você, caro leitor. Se você gosta de uma cervejinha gelada não deixe de participar! Basta clicar no banner abaixo e concorrer a um brinde especial. Confira!

 

Banner Promoção Amigo

 

 

Lido 600 vezes

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado