Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Nas Redondezas

As Maravilhas além da Cidade Maravilhosa

21 Abril 2017 Publicado em Petrópolis

Itaipava - do lado de Petrópolis e pertinho do Rio

Avalie este item
(0 votos)

Conforme mencionado nos artigos desse blog, nas redondezas do Rio de Janeiro temos lugares muito interessantes para visitar, um deles é a Região Serrana que fica bem próxima a capital. O artigo de hoje traz dicas sobre Itaipava, um distrito de Petrópolis, local escolhido por mim para desfrutar a minha primeira viagem em família. Confira!

Itaipava fica bem pertinho do Rio, são apenas 87 km (1 hora e 20 minutos), além de ficar ao lado de Petrópolis, a Cidade Imperial, um lugar muito bacana de passear. Ou seja, dá para se hospedar em Itaipava e passear em Petrópolis tranquilamente e vice-versa. Assim, vai a minha primeira dica: se você não está conseguindo hotel que te agrade em Petrópolis, dá uma pesquisada nas opções em Itaipava, você não vai se arrepender. Existem várias opções de pousadas e hotéis na região com preços bem legais.

Agora, o que tem pra fazer em Itaipava?

Para ser sincera não tem muita coisa...o local foi feito para quem deseja fugir um pouco do agito do Rio e descansar na serra, respirar um ar puro e curtir um clima de interior. Outro atrativo de Itaipava é a gastronomia local. Bares e restaurantes onde come-se muito bem a um preço bem justo quando comparado com o Rio e até mesmo Petrópolis. Por isso, escolhi Itaipava para fazer minha primeira viagem em família. Esperei minha bebê completar 6 meses para começar a viajar e optei por um lugar bem pertinho do Rio. Também realizamos o desejo de viajar pela primeira vez com nossa cachorrinha Cecília (isso mesmo, desafio em dobro!). Resultado: melhor escolha impossível!!!

Itaipava é o refúgio de inverno de alguns cariocas devido ao seu clima serrano com temperatura amena durante grande parte do ano (mesmo no verão sempre bate aquele ventinho frio à noite). A ocupação da cidade aconteceu assim, a elite carioca fez de Itaipava a sua Buzios Serrana, com a construção de condomínios fechados de alto padrão e pequenos shoppings com lojas de grifes, se tornando o destino perfeito para quem busca conforto, boa mesa e tranquilidade.

Agora vamos a 5 dicas de coisas interessantes para fazer em Itaipava.

1) Curtir um friozinho e comer bem

Nada mais gostoso que curtir um clima mais ameno comendo e bebendo, né? Pois é, em Itaipava existe um pólo gastronomico conhecido como Vale dos Gourmets, que atende a todos os bolsos e gostos. Atende quem está buscando um lugar charmoso para curtir a dois, ou em família, como também quem está procurando um agito noturno nos fins de semana. Como eu estava com um bebê, não fiquei fazendo muita maratona atrás de restaurantes e fui certeira no Shopping de Itaipava que reune várias opções em um lugar só. Também fui ao Lukka's para tomar um caldinho e provar alguns petiscos. Gostei muito. Super recomendo.

Itaipava bar Copy

Shopping de Itaipava à noite - vários barzinhos e restaurantes

restaurante itaipava 1 Copy

Lukka's Choperia - caldos e petiscos saborosos

restaurante itaipava 3 Copy

 

2) Visitar a feira de artezanato e comércio local

A famosa feira de artezanato acontece nos fins de semana. Infelizmente fui pra lá durante a semana, logo,não consegui visitá-la. De qualquer forma fica a dica pra vocês. Além da feirinha, existem alguns mini-shoppings na cidade com lojinhas interessantes. Uma coisa que procurei e não encontrei na cidade foi um café charmoso onde sirva chá da tarde. Fiquei um pouco decepcionada pois acho que deveria ter pelo menos um, estilo café/livraria, acho que combina com o clima serrano. De qualquer forma acho que vale a pena passar no Vilarejo, para dar uma volta. Almoçamos dois dias lá e achei um restaurante a kilo com um ótimo custo benefício, sem contar que aceita entrada de animais de estimação, então pude levar a Cecília junto para nosso passeio.

Vilarejo Copy

3) Parque de exposições

Aproveitando um dia de sol e que estavamos em família, fomos todos (eu, meu marido, baby Alice e a cachorrinha Cecília) dar uma volta pela cidade logo pela manhã. Andamos pra caramba até o Parque das Exposições que fica em frente ao Vilarejo. O lugar é uma área de lazer, com local para caminhada, muito verde e parque para criançada fazer a festa. Como era dia de semana estava vazio, ficamos com o parque praticamente particular para nós. Estendemos o tapete da Alice no chão e ali ficamos curtindo o gramado após uma longa caminhada. Um passeio bem legal para quem está com crianças. 

Alice no gramado

Embaixo de uma árvore, lá estava Alice no seu tapetinho

 Parque Itaipava 1 Copy

Aparelhos de ginástica ao ar livre

Parque Itaipava 2 Copy

Parquinho para crianças

Parque Itaipava 3 Copy

...e até um parque de diversões!!!

Parque Itaipava 4 Copy

Sala de leitura

4) La Grande Vallée

Durante minha viagem tive o prazer de conhecer La Grande Vallée. Trata-se de uma casa com uma história muito curiosa: no início do século XX, era uma fazenda que costumava receber convidados ilustres, pilotos franceses que iniciaram o correio aéreo da Europa para América do Sul. Eles eram da empresa Latécoère atual Air France. Os aviadores gostavam do clima de montanha da região e um dos pilotos (Marcel Reine) comprou a propriedade e a apelidou de La Grande Vallée. Fez dela um reduto para seus convidados, entre eles o autor do livro Pequeno Príncipe (Antoine de Saint Éxupery). Muitos anos depois a fazenda foi vendida e loteada. Uma parte foi comprada por José Augusto C. Wanderley, que resolveu resgatar a memória histórica do local, abrindo a casa para visitação, transformando-a em um ponto turístico da cidade. Dentro dela temos um memorial com diversos documentos, fotos, recortes jornalísticos, obras literárias e uma decoração totalmente temática voltada para o tema Pequeno Príncipe. Achei a idéia fantástica, pois sou muito fã do Pequeno Príncipe, que foi um livro que marcou muito a minha infância (acredito que não sou a única...). Além de charmoso, o espaço é lúdico e aconchegante. Um passeio muito interessante!!! Super recomendo!!!

La Grande Vallee 2 Copy

Fonte que fica na rua, ao lado da La Grande Vallée. É uma homenagem ao autor do livro Pequeno Príncipe, frequentador do local.

La Grande Vallee 5 Copy

La Grande Vallée: uma casinha com muita história pra contar!

La Grande Vallee 3 Copy

Entrada da casa

La Grande Vallee 6 Copy

Artigos e objetos que fazem parte da memória local

La Grande Vallee capa Copy

Decoração temática com atenção aos mínimos detalhes

Quem quiser conhecer, La Grande Vallée fica no Vale do Ribeirão Grande (na BR 040, Km 57). A visita guiada, conduzida pelo proprietário da casa é feita com agendamento prévio para um grupo limitado de pessoas, onde é explicada a história do local e contados fatos e curiosidades sobre a aviação francesa em meio a passagens e referências de livros. Para mais informações é só clicar no site La Grande Vallée

La Grande Vallée (Estrada do Ribeirão Grande, 102 - Itaipava. Tel: (24) 2222-1388/99354-3179.

 Bem, essas foram minhas dicas sobre Itaipava. Está aí mais uma opção de lugar para conhecer nas redondezas do Rio. Se quiser ler mais sobre lugares para passear no estado do RJ é só clicar no menu do blog "Nas redondezas". Aqui embaixo também tem o link de alguns artigos sobre Petrópolis. Aproveito para convidá-los para conhecer o /featured" target="_blank">Canal Dicas da Carioca no You Tube (logo teremos vídeos sobre a viagem de Itaipava). Conheça também a nossa Página no Facebook,é só curtir e ficar sempre por dentro das novidades do Dicas da Carioca.

 

No próximo artigo tem mais Itaipava. Aguarde.

Beijos, Vanessita.

 

 

 

 

 

Lido 520 vezes
Marcadores

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado