Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica

Nas Redondezas

As Maravilhas além da Cidade Maravilhosa

28 Abril 2017 Publicado em Petrópolis

Dica de hospedagem: Castelo de Itaipava

Avalie este item
(0 votos)

No artigo anterior escrevi algumas dicas sobre Itaipava, um distrito de Petrópolis, pertinho do Rio de Janeiro. Hoje a dica será sobre hospedagem. Na verdade compartilharei com vocês minha experiência no Castelo de Itaipava, um lugar muito bonito que à pouco tempo abriu suas portas para receber hóspedes. Quer conhecer? Então vem comigo...

O Rio de Janeiro é um lugar surpreendente e completo quando analisamos a variedade de experiências para o turista. Tem praia, tem montanha, tem passeios histórico/culturais e até pra quem deseja um pouco de glamour tem a oportunidade de conhecer um castelo de verdade e ficar hospedada nele. Quando fiquei sabendo fui curiosa conhecer.

Até pouco tempo o Castelo de Itaipava era apenas um local aberto para eventos (festas, recepções, casamentos, etc). Devido à demanda, desde 2015 começou a se estruturar para prestar também serviços de hotelaria. Por esse motivo, o local ainda encontra-se em reformas para adaptar-se a essa nova fase (o parquinho infantil ainda está em construção, a parte da piscina também, entre outras coisas). Mas isso não atrapalha nem um pouco o conforto e a experiência agradável de hospedar-se em um castelo medieval.

O castelo foi construído no início do século XX pelo Barão J.Smith de Vasconselos como sua residência, com arquitetura em estilo medieval feito com material trazido da Europa. Uma construção muito chique e impressionante que durou 5 anos para ficar pronto. Tanto de longe (quando visto da estrada) quanto de perto (dentro dele) é realmente um prédio muito imponente. Temos a sensação de voltar no tempo, na era medieval.  

Castelo

Castelo de Itaipava - vista panorâmica

Castelo de Itaipava 1 Copy

Castelo com a iluminação noturna

Agora vamos a resenha...

O ponto forte do hotel é a ideia diferenciada de estar em um castelo, um ambiente sofisticado e confortável. Por estar localizado em um lugar tranquilo e reservado, acho uma boa opção para casais que buscam um local romântico para curtir a dois e também para famílias (como era o meu caso). A área externa é muito bacana, tem um gramadão bem amplo que pode ser aproveitado de diversas formas, inclusive para eventos. Possui um amplo estacionamento e um restaurante que fica anexo ao jardim.

Castelo de Itaipava Hotel 13 Copy

Eu e baby Alice admirando a vista do jardim

Castelo de Itaipava Hotel 16 Copy

Fonte dos desejos: "Diz-se ter propriedade de realizar os desejos de quem, em frente a ela, formular mentalmente o que almeja e após alguns segundos de forte concentração visualizar o fato pretendido. Era usada regularmente pelos nobres que frequentavam o castelo para realização de seus desejos sentimentais e também materiais." 

Castelo de Itaipava 4 Copy

Belíssimo salão de festas

Castelo de Itaipava 2 Copy

Restaurante externo

Agora vamos entrar no castelo. Ao andar pelos corredores, não tem como não admirar cada metro quadrado de puro estilo que vai desde o mobiliário, quadros, lustres até os mínimos detalhes de objetos decorativos. Mesmo que eu não tivesse o blog não resistiria passar uma manhã inteira só fotografando e filmando seu interior. 

Castelo de Itaipava Hotel 17 Copy

Corredores do castelo: muito estilo e rico nos detalhes

Castelo de Itaipava 6 Copy

Essa é uma das salas...a cara da riqueza, não é mesmo?

O hotel possui 22 suítes e cada uma delas com um detalhe que a diferencia de outra, mesmo aquelas com a mesma categoria, possui alguma peça diferente tornando-a personalizada com a finalidade de proporcionar ao hóspede uma experiência única. Eu fiquei na Suíte dos Nobres que apesar de pequena, cabia o berço e tinha espaço para colocar a caminha da cachorrinha Cecília, atendendo as nossas necessidades. A decoração é bem clássica, conforme a proposta do castelo, porém com equipamentos modernos como o ar condicionado split, TV LCD. Pontos positivos que posso destacar é a limpeza e uma varanda com vista para o verde.

Castelo de Itaipava Hotel 1 Copy

Suíte dos Nobres - decoração clássica e aconchegante

Dentro do hotel também tem um restaurante onde é servido o café da manhã. Não fugindo a regra do restante do hotel com relação a beleza da decoração com uma clarabóia que proporciona iluminação natural ao local. Além disso, possui um atrativo especial: a vista para o jardim. Gostei do café da manhã (bem farto) e posso destacar dois itens: suco de fruta natural(um ponto positivo para quem está com bebês) e um bolo de churros muito gostoso. 

Castelo de Itaipava Hotel 5 Copy

Café da manhã: suco de fruta natural (que bom!)

Castelo de Itaipava Hotel 8 Copy

Restaurante interno: vista para o jardim (belíssimo!)

Além do café da manhã, o restaurante possui um cardápio bacana para outras refeições. Almoçamos um dos dias lá e pedimos um bacalhau que estava uma delícia!!! Super recomendo!!!

Castelo de Itaipava Hotel 9 Copy

Restaurante interno

Castelo de Itaipava Hotel 10 Copy

Bacalhau com legumes e arroz com amêndoas: uma delícia!

Na parte superior do hotel temos o terraço com uma área de lazer com espaço fitness, hidromassagem e sauna. Uma ótima pedida para relaxar no final da tarde.

Castelo de Itaipava Hotel 21 Copy

Terraço: Hidromassagens e sauna

Conforme já mencionado, o parque para crianças maiores está sendo construído e temporariamente colocaram alguns brinquedos próximo ao estacionamento para atender a demanda dos hóspedes. Durante o dia fica uma recreadora a disposição dos pequenos. Contudo na parte interna do hotel existe o espaço baby, para crianças menores e bebês que eu adorei. Não preciso nem dizer o porquê, né...durante nosso período de hospedagem, Alice foi frequentadora assídua. Foi a primeira vez que ela brincou em uma piscina de bolinha. Foi uma festa!!!

Castelo de Itaipava Hotel 19 Copy

Castelo de Itaipava Hotel 18 Copy

 Agora o que me conquistou de verdade e fez com que eu escolhesse o Castelo de Itaipava para me hospedar foi o fato de ser pet friendly, isto é, aceitar animais domésticos em suas dependências. A minha cachorrinha Cecília foi super bem recebida, circulou dentro e fora do hotel sem problemas. Aproveitou bastante a área externa e dormiu conosco no quarto(levei a caminha dela). No caso da Cecília, ela é muito obediente e nos surpreendeu muito com seu comportamento (ela foi uma lady!). Por esse motivo, nos sentimos confortáveis em circular com ela nos ambientes (havia momentos que a deixamos até sem coleira). Claro que é importante destacar o bom senso dos donos do animal: não entramos com ela no restaurante, por exemplo, nem no espaço baby. 

Castelo de Itaipava Hotel 15 Copy

Lady Cecília...uma princesa no castelo!!!

Em resumo, minha experiência no hotel foi muito boa e posso destacar como maior ponto positivo do Castelo de Itaipava o atendimento, todos os funcionários foram muito atenciosos e prestativos comigo e minha família. Como ponto negativo posso destacar que o hotel, por ser um castelo medieval, possui muitas escadas, logo, acho que isso seria um ponto a ser considerado para deficientes e pessoas muito idosas (nós tivemos um pouco de dificuldade para locomoção interna com o carrinho de bebê. A sorte é que estamos acostumados com o sling). De qualquer forma valeu muito a pena conhecer e com certeza pretendo voltar em outra oportunidade. O Castelo de Itaipava fica na BR040, Km 56, Itaipava - Petrópolis. Para mais informações segue o link do site do Castelo de Itaipava

Ah, claro que tem vídeo sobre o castelo lá no canal...olha só:

">

E aí gostaram da dica? Então deixe seu comentário aqui embaixo. É sempre bom saber sua opinião. Se tiver alguma dica sobre o castelo ou até mesmo sobre Itaipava, compartilhe conosco também. Até a próxima.

Beijos, Vanessita.

 

 

Lido 550 vezes
Marcadores

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado