Casas a venda em são gonçalo pela caixa econômica
20 Novembro 2017 Publicado em Gravidez

Dicas sobre parto

Avalie este item
(0 votos)

Vou confessar que antes de engravidar esse era um assunto que me assustava muito. Depois que engravidei o medo passou e no lugar dele veio a ansiedade. Hoje após a maternidade e de ter passado pela experiência, cheguei à conclusão de que esse temor com relação ao momento do nascimento do bebê é bobagem e que o parto nada mais é que uma etapa de um grande processo chamado maternidade. Com intensão de compartilhar minha experiência e dar dicas sobre o assunto, escrevi o artigo abaixo. Confira!

A maternidade é um processo que ao meu ver começa do momento que decidimos ser mãe e dura, tipo assim, pra sempre. Agora entenda o ponto de vista que quero colocar: desse enorme processo, apenas nove meses é a gestação, e apenas um dia é o parto. Isso não quer dizer que não devemos pensar no assunto, fazer planos e se possível escolher o tipo e a forma que mais lhe agrada para o parto. Mas não coloque muita expectativa nem encare isso como o momento mais importante do processo, porque acredite, depois que seu bebê nascer, você verá que muitas coisas importantes ainda estarão por vir.

recem nascido

Maternidade - momentos que duram a vida inteira!

Tipos de parto

Dito isso, vamos algumas definições que muitas vezes causam dúvidas a muitas futuras mamães. Durante minha gestação eu pesquisei muito sobre o assunto e cheguei resumidamente na seguinte conclusão: só existem dois tipos de parto, o vaginal e o cirúrgico. No vaginal, o bebê nasce pela vagina e pode acontecer de duas formas. A primeira delas é o parto natural, onde não há quase nenhuma intervenção médica. O próprio nome diz, o bebê nasce naturalmente. A segunda é o parto normal, onde pode ser feito alguns procedimentos médicos para facilitar o processo, como por exemplo, a anestesia, indutores de contração, episiotomia, etc.No cirúrgico, o bebê nasce através de uma cirurgia chamada cesariana. Agora onde (hospital, clínica ou até mesmo em casa) e como (se será em uma cama, em uma banheira, em uma cadeira, etc), isso é um mero detalhe que faz parte dos procedimentos acordados entre médico e paciente.

Um conceito que vem crescendo cada vez mais é o famoso parto humanizado. Mas o que é isso? É aquele negócio de ter um bebê em uma sala especial cheia de parafernalha (banheira, bola, etc). Nada disso. O conceito de parto humanizado vai muito além dessas frescuras. O parto humanizado é um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o parto dentro de uma perspectiva menos mecânica e medicalizada, transformando o parto em um momento mais humano e acolhedor. Para isso durante a gestação é feito um plano de parto onde a mãe deixa claro sua vontade e desejos sobre todos os procedimentos feitos na hora do parto. Claro que tudo isso é feito de acordo com as possibilidades dentro do quadro clínico da gestante, de maneira que não coloque em risco sua vida nem a do bebê. O mais curioso é que o parto humanizado pode ser feito em ambos os tipos de parto, seja ele natural/normal ou cesariana.

Independente do tipo de parto que escolhemos uma dica é fundamental: o grande segredo do sucesso de qualquer parto é o pré-natal. Uma gravidez bem acompanhada e assistida por um bom profissional é meio caminho andado. O restante vem por conta do fator fé (porque só Deus mesmo para garantir que tudo dará certo). Portanto, a escolha de um bom obstetra é fundamental e deve ser o primeiro passo de uma futura mamãe.


Para finalizar esse artigo, pouco tempo depois de ter a minha bebê, gravei um vídeo compartilhando dicas e fazendo meu relato de parto.

">

Tem outro vídeo também que mais específico, que dá dicas sobre cesariana.

">">

 

Espero que as informações desse artigo tenham sido úteis. Se você gostou do artigo ou quer compartilhar alguma dica sobre o assunto, por favor fique à vontade para deixar seu comentário. Até a próxima pessoal!


Beijos, Vanessita.

Lido 31 vezes

Nossas Redes Sociais

Assine nossa Newsletter

Quer receber nossa newsletter e participar de promoções? Digite seu e-mail abaixo. Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAMs.

obrigado